Schaeuble: Não há “almoços grátis” nas negociações do Brexit

O ministro das Finanças alemão diz que a decisão de saída do Reino Unido da UE foi errada, mas que o objetivo agora é limitar ao máximo os danos para ambas as partes.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, diz que “não há almoços grátis” nas negociações do Brexit e que os decisores políticos do Reino Unido já estão a tomar consciência do divórcio com a União Europeia.

“O Brexit foi uma decisão que consideramos que foi errada em todos os ângulos“, afirmou Schaeuble numa conferência que decorreu esta quarta-feira em Frankfurt. “Mas os britânicos fizeram-no e agora temos de tentar encontrar soluções que permitam limitar, tanto quanto possível, os danos para ambas as partes”, acrescentou o governante germânico em declarações citadas pela Bloomberg.

Os comentários de Schaeuble são o mais recente alerta por parte de líderes europeus após uma ronda de negociações em torno do Brexit que decorreu em Bruxelas no final da semana passada e que terminou com um impasse relativamente à fatura do divórcio. Sabine Weyand, uma das responsáveis da União Europeia pelas negociações para o Brexit, revelou às autoridades alemãs já nesta semana o seu ceticismo relativamente à possibilidade de um acordo comercial pós-Brexit poder arrancar em outubro.

“Existe, penso eu, o início de uma linha de aprendizagem no Reino Unido”, disse Schaueble. “Não devemos prejudicar a curva de aprendizagem do Reino Unido com provocação, mas devemos fomentá-la com uma posição clara e robusta, juntamente com uma vontade de negociar”, complementou.

O responsável pela pasta das Finanças da Alemanha referiu-se ainda que Michel Barnier, o chefe das negociações do lado da União Europeia para o Brexit, as está a levar a cabo “muito apropriadamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Schaeuble: Não há “almoços grátis” nas negociações do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião