Gigante da tecnologia compra data center em Lisboa

A Equinix comprou a Itconic, a empresa responsável pelo data center de Prior Velho, um dos mais importantes do país. Negócio está fechado, vale 215 milhões e abrange outros três centros em Espanha.

A multinacional norte-americana Equinix anunciou a aquisição da Itconic, a empresa que detém o centro de dados de Prior Velho (antiga Telvent), um dos maiores data centers em Portugal. O negócio já está fechado e a Equinix vai desembolsar 215 milhões de euros. Com esta compra, a tecnológica expande operações não só a Portugal como também a Espanha, juntando 250 trabalhadores à equipa.

Entre os ativos adquiridos estão também outros data centers em Madrid, Barcelona e Sevilha. No total, são 320.000 m2 brutos de espaço com servidores de armazenamento de informação e prestação de outros serviços na “nuvem” (cloud). O negócio abrange também a subsidiária CloudMas, que junta ao portefólio da Equinix uma “equipa altamente experiente de profissionais da tecnologia com profundo conhecimento” neste tipo de infraestruturas, indicou a empresa num comunicado.

Apesar de o nome ser desconhecido ao público em geral, a Equinix garante uma parcela significativa da estrutura mundial que possibilita a internet, estando responsável não só por data centers como por alguns cabos submarinos — cabos que atravessam o oceano e possibilitam a comunicação entre continentes, uma alternativa aos satélites.

Segundo a nota enviada à comunicação social, a Equinix passa, assim, a prestar serviços a mais de 400 clientes na Península Ibérica, incluindo marcas como a L’Oreal, Deloitte, BNP Paribas ou até o Real Madrid. Segundo a empresa, o negócio vai ainda suportar o aumento do tráfego intercontinental entre Europa, América Latina e África, proporcionado pela recente instalação de novos cabos submarinos. “Alguns deles estão já ligados ao data center de Lisboa”, indica a empresa.

“Com a compra da Itconic, vamos continuar a fornecer o nível de excelência e de interconectividade que a indústria espera e que os nossos clientes exigem”, disse Eric Schwartz, presidente da Equinix para o mercado Europeu, do Médio Oriente e África (EMEA). Faustino Jiménez, o presidente executivo da Itconic, considerou ser “um orgulho fazer parte de uma empresa líder a nível mundial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gigante da tecnologia compra data center em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião