Reformados estrangeiros podem vir a pagar IRS mínimo

  • ECO
  • 15 Setembro 2017

Medida está a ser estudada no âmbito do Orçamento do Estado. Trabalhos apontam para uma taxa plana, entre 5% e 10%, para os futuros residentes não habituais.

O Governo está a estudar uma taxa mínima de IRS para aplicar aos reformados estrangeiros que queiram vir para Portugal ao abrigo do regime de residentes habituais. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a medida está a ser estudada no âmbito do Orçamento do Estado.

Para já, os trabalhos apontam para uma taxa plana, entre 5% e 10%, para os futuros residentes não habituais; quem já obteve esse estatuto fica fora da medida.

Espera-se assim que a tributação seja suficientemente baixa para não desincentivar a vinda para Portugal mas, ao mesmo tempo, a nova taxa espera satisfazer países como a Suécia, que já escreveram ao Ministério das Finanças a pedir o fim da dupla não-tributação de pensões que Portugal oferece a estrangeiros.

No caso de pensões, Portugal oferece tributação zero no caso de residentes não habituais. Nos restantes casos, varia. O regime gera críticas sobretudo dos países nórdicos, que acusam Portugal de promover concorrência fiscal desleal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reformados estrangeiros podem vir a pagar IRS mínimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião