Bolsa sobe mais de 1% à boleia da S&P. BCP brilha

A bolsa nacional está a reagir em alta à revisão em alta do rating por parte da S&P. O PSI-20 ganha mais de 1%, com o BCP a destacar-se pela positiva. As ações do banco sobem mais de 5%.

A bolsa portuguesa está a brilhar entre as pares europeias. O índice de referência do mercado nacional ganha mais de 1%, com os investidores a celebrarem a retirada do rating do país de “lixo” por parte da Standard & Poor’s. Praticamente todas as cotadas estão a valorizar, mas o destaque vai para o BCP.

Depois de ter terminado a última sessão da semana passada acima da linha de água, a praça nacional arrancou a semana com uma forte valorização. O índice abriu a ganhar 1,16%, mas a tendência de subida está a acentuar-se. Numa sessão de ganhos ligeiros nos índices europeus, o PSI-20 está a subir 1,72% para 5.291,42 pontos.

Esta subida reflete o otimismo dos investidores perante o país, isto depois da revisão em alta do rating por parte da S&P. A agência de notação financeira norte-americana tirou o país de “lixo”, mesmo sem ter o outlook em positivo. Passou Portugal de BB+ para BBB-, uma revisão que está a ditar uma queda acentuada nos juros. A taxa a dez anos cai 7,9 pontos para 2,73%, um mínimo de um ano.

A queda acentuada dos juros, fruto da decisão da S&P, está a puxar pelo BCP. O banco liderado por Nuno Amado destaca-se entre as 18 cotadas do PSI-20 ao apresentar uma valorização de 4,94% para os 22,51 cêntimos. Os títulos chegaram a ganhar um máximo de 5,83% no arranque da negociação.

A puxar pela bolsa estão também os títulos do setor energético, com a Galp Energia a valorizar 1,16% para 14,42 euros, enquanto a EDP soma 0,24% e a EDP Renováveis avança 1,34% para 7,125 euros.

Destaque pela positiva também para títulos como os CTT que somam 2,08% para 5,20 euros, mas também para as retalhistas. A Jerónimo Martins está a valorizar 1,19% para 16,65 euros enquanto a Sonae apresenta uma valorização de 2,45% para cotar acima da fasquia de um euro. Está a cotar nos 1,004 euros.

(Notícia atualizada às 8h19 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa sobe mais de 1% à boleia da S&P. BCP brilha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião