Maior produtor de petróleo do mundo quer (quase) duplicar preço da gasolina
A Arábia Saudita está a ponderar aumentar o preço da gasolina em 80%. A medida insere-se no plano de reforma económica e visa reduzir a forte dependência do petróleo, depois de queda global de preços.
A Arábia Saudita está a ponderar aumentar o preço da gasolina em 80% como parte do plano para reduzir a forte dependência económica do petróleo, depois de queda de preços à escala global.
O governo saudita pretender colocar o preço doméstico da gasolina em paridade com os restantes preços a nível internacional, diz fonte com conhecimento na matéria citada pela Bloomberg. Esta subida de 80% faria com que a gasolina atingisse um custo de 1,35 riyals (0,36 cêntimos) por litro, disse a referida fonte sob condição de anonimato.
De acordo com a mesma fonte, é esperado que o governo tome uma decisão final sobre o plano em setembro ou outubro. Quanto a subidas de preço noutros produtos energéticos, o governo pretende adiar a decisão para o início de 2018.
Esta informação surge numa altura em que a Arábia Saudita enfrenta a sua recessão mais forte desde a crise financeira, estando a colocar em prática reformas no setor energético para reajustar e impulsionar a sua economia.
O reino saudita subiu os preços pela primeira vez no final de 2015 e anunciou a intenção de realizar mais aumentos. Estas medidas serão acompanhadas de um programa de subsídios para ajudar os cidadãos a lidar com a subida de preços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maior produtor de petróleo do mundo quer (quase) duplicar preço da gasolina
{{ noCommentsLabel }}