Juízes podem cancelar greve

Após a reunião com o grupo parlamentar do PS, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses admite a hipótese de cancelar a greve que estava agendada para a altura das autárquicas.

Os juízes tinham greve marcada para os dias 3 e 4 de outubro, logo após as autárquicas. A garantia dos deputados socialistas de que as questões salariais serão discutidas no Parlamento, a par do estatuto profissional, leva a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) a admitir a hipótese de desconvocar a greve.

Os deputados manifestaram abertura para discutir o nosso estatuto profissional na íntegra, sem tabus” comentou a presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Manuela Paupério, após a reunião. Foram os deputados Filipe Neto Brandão e Fernando Anastácio a dar a garantia, avança o Público. Esta segunda-feira também o PSD e o CDS ouviram os juízes.

Em declarações anteriores, feitas à agência Lusa, o secretário-geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, João Paulo Raposo, afirmou que “não vai haver nenhuma perturbação muito sensível“, nem no apuramento de votos, nem nas tomadas de posse. A única implicação da greve será, segundo o mesmo, “o adiamento por um dia da realização das assembleias de apuramento geral, não pondo em causa o apuramento, em tempo útil, do resultado das eleições autárquicas e a atempada tomada de posse dos cidadãos eleitos”.

"O esforço de quatro milhões de euros é meramente a reposição de um corte do que foi retirado aos juízes”

João Paulo Raposo

Secretário Geral da ASJP

Os juízes têm vindo a manifestar-se descontentes com a “incapacidade [do Governo] de discutir alguns pontos do Estatuto”, inflexibilidade que motivou a greve. Acrescentou ainda a propósito das exigências dos magistrados que “o esforço de quatro milhões de euros é meramente a reposição de um corte do que foi retirado aos juízes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juízes podem cancelar greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião