ABB compra unidade industrial da GE por 2,6 mil milhões de dólares

  • ECO
  • 25 Setembro 2017

O grupo ABB vai expandir-se em território norte-americano e comprar a unidade de soluções industriais da General Electric por 2,6 mil milhões de dólares. Espera-se um lucro de 200 milhões de dólares.

O grupo suíço ABB vai comprar a unidade de soluções industriais da General Electric – GE Industrial Solutions, por 2,6 mil milhões de dólares (2,18 mil milhões de euros). Uma compra que vai reforçar a posição da empresa nos Estados Unidos, o seu maior mercado.

Em dezembro do ano passado, a General Electric deu início a um processo de licitação para a venda da unidade de soluções industriais e, na passada sexta-feira, a Bloomberg avançou a notícia de que as duas empresas estariam próximas de chegar a um acordo.

Estima-se que esta compra vá gerar um lucro de 200 milhões de dólares anuais (168 milhões de euros), segundo um comunicado enviado pela empresa esta segunda-feira.

Esta aquisição vai permitir ao grupo ABB manter a sua posição de número dois no setor elétrico e, sobretudo, aumentar o acesso aos mercados norte-americanos, disse Ulrich Spiesshofer, diretor executivo.

"Juntamente com o relacionamento de fornecimento estratégico de longo prazo com a GE, esta transação cria um valor significativo para os nossos acionistas.”

Ulrich Spiesshofer

Diretor Executivo

O grupo prevê concluir a compra da GE Industrial Solutions na primeira metade de 2018 e espera sinergias anuais nos custos à volta dos 200 milhões de dólares (168 milhões de euros) no quinto ano.

“Esta combinação (de negócios) junta duas empresas globais que se complementam nas áreas da proteção elétrica e na distribuição de ativos”, adiantou o CEO da General Electric, John Flannery.

A GE Industrial Solutions está presente em mais de cem países e conta com mais de 13 mil empregados. Em 2016 a empresa faturou aproximadamente 2,7 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros).

Desde 2010 o grupo ABB lucrou cerca de 11 mil milhões de dólares (9,2 mil milhões de euros) no mercado norte-americano e prevê que esse valor aumente com a compra da unidade da GE.

Esta segunda-feira as ações do grupo ABB valorizavam 0,5% para os 20,76 francos suíços (2,38 euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ABB compra unidade industrial da GE por 2,6 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião