Modernização dos F-16 custa 8,7 milhões de euros ao Estado

Os trinta caças de Portugal vão ser modernizados nos próximos anos. Ao todo vão ser encomendados trinta novos sistemas que permitem aos F-16 comunicar com outros aviões.

Os caças F-16 portugueses vão ser remodelados. A decisão do Governo, assinada pelo ministro da Defesa, foi publicada em Diário da República esta segunda-feira. A remodelação vai custar, ao todo, 8,7 milhões de euros ao Estado entre 2017 e 2020.

Em causa está a atualização dos sistemas utilizados pelos caças que são “cruciais para a interoperabilidade das aeronaves em todos os teatros de operações atuais”. Segundo o despacho, a ideia é substituir o atual MIDS Block Upgrade I pelo Multifunction Information Distribution System – Joint Tactical Radio System (MIDS JTRS). O contrato é firmado com as autoridades norte-americanas.

O Estado deverá gastar um milhão de euros este ano, dois milhões no próximo, quatro milhões em 2019 e 1,7 milhões em 2020. O despacho é assinado pelo ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes.

Esta opção já era esperada. Segundo um relatório de execução da Lei de Programação Militar (LPM) de 2016, divulgado pelo Diário de Notícias, considerava que modernizar os F-16 custaria dez vezes menos ao Estado do que comprar caças novos. Ao decidir não adquirir os aviões de quinta geração, a alternativa de Portugal passa pela sua remodelação.

De acordo com o mesmo jornal, a modernização dos trinta F-16 portugueses deverá custar 500 milhões de euros, o que corresponde a 16,6 milhões de euros cada. A vida útil dos F-16 deverá terminar em 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Modernização dos F-16 custa 8,7 milhões de euros ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião