Revista de imprensa internacional
Dois dias depois da reeleição de Angela Merkel para o seu quarto mandato e do clima de tensão que se tem vivido na Catalunha, conheça as notícias que marcam a atualidade internacional.
Os jornais internacionais não deixam escapar a reeleição de Angela Merkel para o seu quarto mandato, enquanto isso, Emmanuel Macron prepara-se para anunciar medidas para a UE e, para isso, espera contar com o apoio da chanceler alemã. Ao mesmo tempo, a Catalunha aguarda pelo referendo de 1 de outubro, para saber se vai ou não tornar-se num Estado independente. Conheça aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial.
Le Monde
Emmanuel Macron apresenta os “projetos-chave” para a União Europeia
O Chefe de Estado francês vai anunciar esta terça-feira um conjunto de “medidas emblemáticas” para desenvolver um roteiro de dez anos para a União Europeia. Medidas essas que envolvem os restantes parceiros europeus, incluindo Angela Merkel. Emmanuel Macron vai apresentar, em Paris, as tão aguardadas propostas. Espera contar com o apoio da chanceler alemã, mas tem noção de que não vai ser tarefa fácil depois da difícil reeleição. O Presidente centrista vai ainda falar aos estudantes, num debate onde serão debatidas as condições dos alunos no ensino e no acesso à universidade. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)
El País
Presidente da Catalunha quer período transitório depois do referendo
O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou no final do dia desta segunda-feira que, caso vença o “sim” no referendo de 1 de outubro, pretende abrir um período transitório no qual dialogará com a Espanha e com a União Europeia. Segundo as palavras do político, será apresentada a hipótese de um diálogo a partir do dia 2 de outubro, para gerir a transição para a nova República. “A primeira coisa que vai acontecer é um apelo formal ao diálogo com o Estado espanhol e com a UE. Será fundamental que o Estado procure estar de acordo na forma de o gerir [Estado independente]”, disse. Leia a notícia completa no El País. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)
Telegraph
Banco de Inglaterra alerta para os 27 mil milhões de euro em risco em contratos derivados
O Banco de Inglaterra solicitou que fossem realizados acordos especiais para proteger o mercado de derivados do Reino Unido quando este sair da União Europeia. O banco alertou para a importância de proteger os 20 mil milhões de libras (27 mil milhões de euros) em contratos derivados existentes entre o Reino Unido e a UE. A instituição liderada por Mark Carney adiantou que será “complexo e difícil” para as empresas financeiras manterem os seus contratos com parceiros britânicos e os restantes da UE. “Deficiências nos serviços destes contratos poderão prejudicar o funcionamento do mercado e encarecer os seguros contra risco para empresas e agregados familiares”, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira, citado pela Bloomberg. Leia a notícia completa no The Telegraph. (Conteúdo em inglês/ Acesso gratuito)
CincoDías
Estragos dos furacões do Caribe custarão 200 milhões à seguradora Mapfre
Os furacões Harvey, Irma e Maria, e ainda os terramotos de Chiapas e Puebla vão custar à Mapfre cerca de 150 a 200 milhões de euros, avançou a empresa em comunicado esta segunda-feira. A multinacional explica que, para calcular os custos, foram tidos em conta os impactos nas zonas afetadas sobre as suas carteiras de risco, bem como o negócio de seguros nos Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana e México. “Este aumento extraordinário de custos faz com que a Mapfre modere as suas expectativas de cumprimento dos seus objetivos públicos para o período 2016-2018“, lê-se no comunicado. Leia a notícia completa no CincoDías. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)
Financial Times
Nestlé muda de estratégia e estabelece uma nova meta de lucro
Pela primeira vez, a empresa Nestlé estabeleceu uma nova meta para conseguir aumentar os lucros, o que representa uma mudança bastante significativa no seu modelo tradicional de vendas. A maior empresa de alimentos e bebidas do mundo disse que seria alvo de margens de lucro operacional subjacentes entre 17,5% e 18,5% em 2020 – em comparação com 16% no ano passado. As medidas fazem parte de uma atualização estratégica revelada em Londres por Mark Schneider, ex-chefe grupo do grupo alemão Fresenius. O crescimento orgânico das vendas da Nestlé diminuiu de 6% em 2012 para 3,2% no ano passado, a taxa mais lenta em duas décadas. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)
Reuters
Alibaba investe 12 mil milhões para criar a maior rede logística do mundo
A empresa chinesa de comércio eletrónico Alibaba Group anunciou esta terça-feira que vai investir 5,3 mil milhões de yuans (679 milhões de euros) para aumentar a sua participação na empresa Cainiao Smart Logistics, dos 47% para os 51%. A Cainiao Smart Logistics é uma das principais empresas chinesas na área da logística e o objetivo passa por criar a maior rede logística global do mundo. “O nosso compromisso com a Cainiao demonstram o compromisso da Alibaba em construir a rede logística mais eficiente da China e do mundo”, disse o presidente-executivo da Alibaba, Daniel Zhang. A empresa adiantou ainda que pretende investir 100 mil milhões de yuans (12,7 mil milhões de euros) durante os próximos cinco anos para impulsionar essa rede de logística. Estima-se que o acordo esteja concluído em outubro. Leia a notícia completa na Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}