Aviões elétricos? Na EasyJet vai ser possível dentro de dez anos

  • ECO
  • 27 Setembro 2017

Companhia aérea diz ser possível voar com aviões elétricos dentro de uma década. Já há um protótipo de dois lugares e em construção está um avião elétrico com capacidade para 120 passageiros.

A EasyJet espera poder voar com aviões elétricos dentro de dez anos, em voos com duração inferior a duas horas. A companhia já tem construído um protótipo de dois lugares e está a trabalhar num avião elétrico com capacidade para 120 pessoas.

A companhia aérea avançou esta quarta-feira que conta operar com aviões elétricos no espaço de uma década, numa parceria que formou com a empresa norte-americana Wright Electric. Em desenvolvimento está uma aeronave sustentada por uma bateria, que suporta voos inferiores a duas horas.

O presidente-executivo da EasyJet, Carolyn McCall, esclareceu que o futuro da indústria aeroespacial passa pelo desenvolvimento de aeronaves com motores elétricos, que reduzam as emissões de gases e os ruídos. “Pela primeira vez na minha carreira, posso imaginar um futuro sem combustível para os aviões e estamos entusiasmados por fazer parte disso”, avançou. “Agora é mais uma questão de quando, e não se um avião elétrico de curto alcance voará”.

A empresa Wright Electric trabalha atualmente com várias companhias espalhadas pelo mundo e defende que os aviões elétricos serão 50% mais silenciosos e 10% mais baratos para as companhias aéreas.

A companhia do Reino Unido pretende que todos os seus voos de curta duração sejam realizados por aeronaves elétricas, dentro de vinte anos. Já está construído um protótipo de dois lugares e em desenvolvimento está um avião totalmente elétrico, com capacidade para, pelo menos, 120 passageiros, que se espera começar a voar dentro de uma década.

Peter Duffy, diretor comercial da EasyJet, diz que “à medida que a tecnologia avança, as atitudes mudam, as ambições mudam e vemos oportunidades que não vimos antes. Isso é realmente emocionante”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aviões elétricos? Na EasyJet vai ser possível dentro de dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião