Novabase foi a estrela de um PSI-20 verde

  • Marta Santos Silva
  • 28 Setembro 2017

Tecnológica acelerou 13% esta quinta-feira depois de anunciar dividendo extra de 0,50 euros. Os ganhos da Jerónimo Martins ajudaram a bolsa lisboeta a ficar acima da linha de água.

A bolsa lisboeta fechou a subir esta quinta-feira, embora com uma estrela improvável: a Novabase passou o dia a subir, tendo ganho 12,78% na sessão de hoje, graças aos dividendos extraordinários que propôs ontem aprovar. A Jerónimo Martins com os seus ganhos de 0,82%, ajudou o PSI-20 a ficar verde.

O índice de referência nacional fechou a subir 0,79%, para chegar aos 5375,61 pontos, em parte graças aos ganhos da Jerónimo Martins, que subiu para chegar aos 16,53 euros, e também da Galp, que subiu 1,7% para os 15,09 euros.

Quem mais disparou, porém, foi a Novabase. A tecnológica fechou ainda a subir, embora com menos intensidade do que no início da sessão: ganhou 12,78% esta quinta-feira para chegar aos 3,61 euros, graças ao anúncio de que deverá ser distribuído um dividendo extraordinário de 50 cêntimos.

Novabase dispara até máximos de três anos

Fonte: Bloomberg | Valores em euros

A Mota-Engil, por sua vez, não teve um dia tão bem sucedido como na sessão anterior. Após ter valorizado 7% esta quarta-feira, esta quinta o título viu-se a corrigir um pouco com uma descida leve de 0,06%, mantendo-se perto dos 3,1 euros. A subida de ontem foi promovida pela notícia de que a construtura conseguiu mais de 500 milhões de euros com duas obras em África, com contratos em Moçambique e Angola.

“A Mota-Engil recuou ligeiramente, fruto de uma realização de mais-valias, após os recentes ganhos”, referiram os analistas do BPI no seu Comentário de Fecho.

Também a Cofina, que ontem teve a sua melhor sessão em quatro anos, deu por si a cair um pouco esta quinta-feira, corrigindo o disparo de ontem. No final da sessão a empresa dona do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios perdia 0,42%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase foi a estrela de um PSI-20 verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião