Progresso nas negociações do Brexit? Juncker diz que é preciso milagre

  • ECO
  • 29 Setembro 2017

Theresa May mostrou-se optimista, em Florença, em relação às negociações do Brexit, mas Juncker diz que o progresso nessas conversações só acontecerá por milagre.

O presidente da Comissão Europeia acaba de descartar a possibilidade de se aprofundarem, no próximo mês, os planos de uma parceria comercial entre o Reino Unido e a União Europeia.

Theresa May deixou, há uma semana, em Florença, Itália, promessas de um compromisso incondicional com a Europa, apelou à ambição e revelou a vontade de uma parceria económica criativa com a União Europeia. A primeira-ministra trouxe otimismo às negociações para o Brexit, mas, do outro lado, não encontrou correspondente. Jean-Claude Juncker diz que o progresso nas conversações só aconteceria caso se desse um milagre.

“No final de outubro, não teremos teremos progresso suficiente”, declarou o presidente, na cimeira dos líderes europeus, na Estónia. “Estou a dizer que não haverá suficiente progresso até outubro a menos que aconteçam milagres”, continuou.

Milagres não são, contudo, impossíveis. Ao The Guardian, uma fonte da UE explicou as declarações de Juncker: “Nós acreditamos em milagres. Nós não estamos a alucinar”. A mesma fonte adiantou ainda que, a acontecer, esse progresso dar-se-á em dezembro.

Bruxelas exigiu que as matérias de finanças, direitos dos cidadãos e da fronteira com a Irlanda estejam suficientemente desenvolvidas antes de avançar para as questões comerciais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Progresso nas negociações do Brexit? Juncker diz que é preciso milagre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião