Aterragem de emergência da Monarch faz descolar ações das concorrentes
A falência da Monarch significa mais voos e lugares livres para a concorrência. Em resultado disso, os títulos de algumas das maiores companhias aéreas estão a descolar em bolsa.
Aquelas que são más notícias para uns, acabam sempre por beneficiar outros. O anúncio da falência da Monarch é exemplificativo disso mesmo. Depois de tornada pública a insolvência da companhia aérea britânica, a consequência imediata foi a descolagem das ações das suas principais concorrentes. É o que se passa com a Ryanair, mas sobretudo com a easyJet, cujas ações já estiveram a disparar mais de 5% na bolsa de Londres.
A companhia aérea britânica Monarch Airlines — que voa para os aeroportos portugueses de Lisboa, Faro, Porto e Funchal — entrou em falência e suspendeu todos os voos esta segunda-feira. Em resultado disso, segundo avançou a Reuters esta manhã, citando a autoridade britânica de aviação civil, o colapso da companhia levou ao cancelamento imediato de 300 mil reservas e deixou cerca de 110 mil passageiros sem voo.
Quem ganha com isso? A concorrência. De acordo com a Bloomberg, que cita analistas, a insolvência da Monarch são boas notícias para as companhias aéreas europeias, em especial a easyJet, e deverá conduzir a mais reestruturação no setor depois do colapso também da Air Berlin e da Alitalia.
É perante este cenários que os títulos de várias companhias aéreas descolam em bolsa neste arranque de semana. A estrela desta tendência acaba por ser a easyJet, cujos títulos valorizam 4,29% na bolsa de Londres, depois de já terem chegado a somar 5,34%. Mas também a Ryanair, também vai à boleia, com as suas ações a acelerarem 2,64%. No mesmo sentido segue também a Norwegian Air ou a Lufthansa, com valorizações de 2,76 e 3,23%, respetivamente.
"O colapso da Monarch é uma boa notícia para as rivais. Representa mais lugares para preencher pela concorrência: seis milhões no caso da Monarch.”
“O colapso da Monarch é uma boa notícia para as rivais. Representa mais lugares para preencher pela concorrência: seis milhões no caso da Monarch”, salienta Neil Wilson, analista da ETX Capital. “Tal significa que a Ryanair e a easyJet podem confortavelmente melhorar as taxas de ocupação, mesmo apesar dos danos reputacionais associados à primeira“, acrescentou o mesmo especialista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aterragem de emergência da Monarch faz descolar ações das concorrentes
{{ noCommentsLabel }}