Moody’s: Plataforma para resolver o malparado é positiva para o rating da banca portuguesa

  • Rita Atalaia
  • 2 Outubro 2017

A agência de notação diz que o malparado é "um obstáculo à qualidade de crédito dos bancos e desafia a solvência" das instituições. Por isso, a plataforma é "positiva" para o rating da banca.

A plataforma para resolver o crédito malparado nos bancos, nomeadamente do BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos (CGD), deve arrancar no início do próximo ano. Um passo que é “positivo” para o rating da banca portuguesa, afirma a Moody’s. O objetivo desta plataforma é resolver cada crédito em incumprimento em seis meses.

“A iniciativa é positiva para o rating [da banca] porque vai acelerar a recuperação destes ativos e reduzir o montante elevado de empréstimos em incumprimento nos balanços dos bancos portugueses”, afirma Pepa Mori à Bloomberg. A analista da Moody’s refere ainda que o crédito malparado é “atualmente um obstáculo à qualidade de crédito dos bancos e desafia a solvência” das instituições financeiras.

"A iniciativa é positiva para o rating [da banca] porque vai acelerar a recuperação destes ativos e reduzir o montante elevado de empréstimos em incumprimento nos balanços dos bancos portugueses.”

Pepa Mori, analista da Moody’s

O memorando de entendimento para a criação de uma plataforma de gestão do malparado já foi assinado. CGD, BCP e Novo Banco vão integrar esta solução que só vai gerir créditos individuais acima de cinco milhões numa fase inicial. Está previsto que esta solução arranque no início de 2018.

Para entrarem na plataforma de gestão de crédito malparado, estes empréstimos em incumprimento têm de cumprir uma série de critérios de elegibilidade. Assim que a plataforma for formalizada, cada banco vai apresentar uma lista dos processos que querem ver tratados na plataforma, cedendo assim a gestão dos créditos. Empréstimos que vão ser posteriormente analisados pela equipa para perceberem se cumprem todos os requisitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s: Plataforma para resolver o malparado é positiva para o rating da banca portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião