Musk aceita aposta… e constrói bateria mais potente de sempre

  • ECO
  • 2 Outubro 2017

Elon Musk quer revolucionar (também) o mundo das energias renováveis e já está a meio do caminho da construção da bateria de lítio mais potente de sempre. Tudo começou no Twitter.

Twitter, terra de oportunidades, discussões, desafios e apostas… como aquela que Mike Cannon-Brookes (empreendedor na área do software) lançou a Elon Musk (líder executivo da Tesla e fundador da SpaceX) e que levou o visionário a prometer construir uma bateria de lítio de 100MW em 100 dias. Segundo Musk, esta bateria carregada a energia eólica será a mais potente alguma vez construída e alimentará 30 mil lares.

O dispositivo servirá a Austrália do Sul, prevenindo as falhas de energia que são regularmente sentidas nesta região. Caso Musk não cumpra o prazo da aposta, o Estado australiano terá acesso a esta tecnologia a custo zero — o que representaria uma perda de 50 milhões de dólares (pouco mais de 42 milhões de euros) para a Tesla.

Oficialmente, a contagem decrescente começou a 30 de setembro, quando os reguladores australianos deram luz vez ao projeto. A construção efetiva da bateria já começou, contudo, há mais tempo. Em parceria com a francesa Neon, a Tesla já galgou metade do caminho, diz a BBC.

Esta aposta despertou o interesse de alguns rivais, que se propuseram a fazer o mesmo com um menor orçamento e em menos tempo. Na candidatura ao fundo governamental da Austrália do Sul dedicado às energias renováveis, a Tesla (que acabou por ganhar a corrida) teve, por isso, como concorrentes a Zen Energy, a Carnegie Clean Energy e a Lyon Group.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Musk aceita aposta… e constrói bateria mais potente de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião