Estes são os Nobéis da Física deste ano
Laureados deste ano foram distinguidos pelos seus avanços no campo das ondas gravitacionais.
O prémio Nobel da Física acaba de ser atribuído a uma equipa de três cientistas ligados ao detetor LIGO/VIRGO. Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne foram distinguidos pelas suas contribuições para a observação das ondas gravitacionais.
Tweet from @NobelPrize
Rainer Weiss tem 85 anos e é professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em colaboração com Kip Thorne (de 77 anos) e Barry Barish (de 81 anos), Weiss fundou a colaboração científica internacional (LIGO) que levou, pela primeira vez, ao registo das ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein, há um século. A colisão de dois buracos negros a mais de um milhar de milhão de anos de luz de distância provocou as ondas observadas pelos cientistas, nessa ocasião, com um dos detetores mais sensíveis alguma vez construídos.
A colaboração arquitetada pelos três laureados juntou mais de 1.000 investigadores, provenientes de 20 países. “Vejo [este prémio] mais como o reconhecimento do trabalho de 1.000 pessoas“, sublinhou Weiss, em reação a esta distinção, segundo reporta o The Guardian.
Tweet from @NobelPrize
Embora a observação tenha acontecido em 2015, o anúncio deste avanço científico só aconteceu em 2016, provocando, segundo a Reuters, uma revolução no mundo da astrofísica. “Uma riqueza de descobertas está à espera daqueles que foram bem-sucedidos no registo das ondas e na interpretação da sua mensagem“, assinalou, assim, esta terça-feira, o comité.
O prémio Nobel da Física tem o valor de nove milhões de coroas suecas (cerca de 937 mil euros). Weiss ficará com metade desse montante e Barish e Thorne com 25% cada um.
Durante a sua história, este prémio já reconheceu o trabalho de estrelas tão brilhantes como Einstein e Marie Curie, uma das duas mulheres distinguidas pelo comité.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estes são os Nobéis da Física deste ano
{{ noCommentsLabel }}