Adjudicação do Metro do Porto deverá ficar fechada na próxima semana

Ao todo, 26 entidades levantaram o caderno de encargos do concurso para a subconcessão do Metro do Porto. Propostas serão abertas na segunda-feira. Preço é o único critério para adjudicação.

A adjudicação para o concurso da subconcessão do Metro do Porto poderá acontecer já na próxima semana, segundo apurou o ECO. Fontes próximas ao processo adiantam que o processo deverá decorrer de forma rápida, uma vez que o preço é o único critério de adjudicação.

O prazo de entrega de propostas termina na próxima sexta-feira e estas serão abertas no dia seguinte, ou seja, na próxima segunda-feira. Nessa altura serão conhecidos oficialmente o número de candidatos e os respetivos nomes, sendo de prever que ainda no decorrer dessa semana seja conhecida a proposta vencedora e adjudicada a subconcessão, para depois se dar início à contratação. Devendo em última instância esta ir ao Tribunal de Contas para dar o visto prévio.

O caderno de encargos foi levantado por 26 entidades, o que não significa que todas apresentem propostas, até porque deste número fazem parte, por exemplo, consultoras e escritórios de advogados.

O grupo Barraqueiro, que lidera a subconcessionária ViaPorto que detém atualmente a concessão é um dos que terá levantado o caderno de encargos, bem como os franceses da Transdev, os vencedores do concurso lançado pelo Governo do PSD, mas revertido pelo executivo de António Costa. Aliás, os dois nomes são dados como certos de que apresentarão proposta.

O concurso para subconcessão do Metro do Porto tem a duração de sete anos, ou seja, até 2025, e foi lançado a 23 de junho, com um preço de referência de 221 milhões de euros.

O próximo operador deverá ter mais encargos do que o consórcio da ViaPorto, uma vez que terá mais obrigações, como seja a manutenção de material circulante e do sistema de bilhética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adjudicação do Metro do Porto deverá ficar fechada na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião