Atlantia autorizada a lançar OPA sobre Abertis

  • Lusa
  • 9 Outubro 2017

O regulador espanhol autorizou a Oferta Pública de Aquisição da empresa italiana sobre a concessionária espanhola Abertis, que avalia a segunda em 16,3 mil milhões.

O conselho da Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola aprovou hoje o prospeto da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela italiana Atlantia sobre 100% do capital da concessionária de autoestradas Abertis, pela qual oferecem 16,5 euros por ação.

A oferta, formalizada em 15 de junho e que avalia a Abertis em 16.341 milhões de euros, também dá a possibilidade aos acionistas da empresa espanhola, com sede em Barcelona, de trocar cada um dos títulos por 0,697 ações de nova emissão da empresa italiana até ao máximo de 230 milhões, equivalente a 23,2% do total da oferta.

Assim, os acionistas da empresa de infraestruturas poderão optar por ‘cash’ (dinheiro), troca de ações ou por uma combinação das duas modalidades, ainda que a Atlantia tenha condicionado o êxito da OPA a que pelo menos 10,1% do capital da Abertis opte pela troca, informou hoje a Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola (CNMV).

A concretização da OPA também passa pela aceitação da troca de ações num montante que represente no mínimo 50% do capital da Abertis mais uma ação e da concessão das autorizações de concorrência, pedidas e ainda pendentes, da Comissão Europeia e de autoridades chilenas.

Pela Abertis também poderá concorrer a espanhola ACS, que desde que se conheceram as intenções da Atlantia reconheceu que estava a analisar a possibilidade de lançar uma contra-OPA, operação que poderia levar a cabo através da filial alemã Hochtief.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atlantia autorizada a lançar OPA sobre Abertis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião