Barroso no podcast do Goldman Sachs: “Medidas de austeridade mostraram que funcionam”

Durão Barroso, chairman do Goldman Sachs, vê a recuperação da economia europeia, mas não acredita que seja espetacular. Os países que aplicaram medidas de austeridade estão em destaque.

Durão Barroso passou da Comissão Europeia para o Goldman Sachs, mas mantém o olho no Velho Continente. Em entrevista no “Exchanges at Goldman Sachs”, um podcast do banco de investimento norte-americano, diz que a Europa está “nas primeiras etapas da recuperação” económica, movimento para o qual estão a contribuir os países que tiveram de implementar “medidas de austeridade”. Irlanda, Portugal, Espanha e até a Grécia são exemplos de que a austeridade “mostrou que funciona”.

“Eu vejo países que fizeram grandes esforços, incluindo as chamadas ‘políticas de austeridade’. Na verdade, alguns deles estão entre os melhores desempenhos”. Durão Barroso dá o exemplo de Espanha, que não precisou de um resgate completo, Portugal que subiu de rating, e a Grécia que “apesar das condições políticas” conseguiu progredir. “Basicamente, mostraram que funcionaram”, afirma Durão Barroso.

Eu vejo países que fizeram grandes esforços, incluindo as chamadas ‘políticas de austeridade’. Na verdade, alguns deles estão entre os melhores desempenhos.

Durão Barroso

Apesar das melhorias registadas nestes países, que estão a dar um forte contributo para o desempenho da economia europeia, o ex-presidente da Comissão Europeia alerta que a recuperação do Velho Continente “não vai ser uma recuperação espetacular”, tendo em conta que a União Europeia conta já com economias maduras. “Não estamos a falar de economias emergentes”, remata.

A França é referida várias vezes como um elemento chave para a evolução do bloco, tanto em termos económicos como políticos, de integração europeia. Segundo Durão Barroso, “é crítico para a Europa ter uma França mais confiante e orientada para as reformas”, e elogia os esforços de Emmanuel Macron nesse sentido.

A relação entre França e Alemanha “não é uma condição suficiente, mas necessária e indispensável para a União Europeia funcionar”, defende Durão. Alerta ainda para a importância de uma UE unida, e diz que “temos de evitar algumas das divisões. Por vezes vimos em debates acerca da crise de refugiados que isso poderia acontecer“.

“Um passo atrás” é como o ex-político define o Brexit, uma saída que “certamente não foi positiva para a Europa”. Ressalva no entanto que “Não existiu uma onda de populismo, extremismo ou movimentos anti-Europa que muitos estavam a prever, e alguns a desejar”. Acredita mesmo que “os países que foram muitas vezes críticos da UE estão a tornar-se mais pro-europeus” e que portanto os que previram uma desintegração da Europa “estão errados”.

"Estou confiante acerca do futuro da União Europeia, não só economicamente mas também politicamente.”

Durão Barroso

Desta forma, o chairman do Goldman Sachs não tem reticências em afirmar: “Estou confiante acerca do futuro da União Europeia, não só economicamente mas também politicamente”.

Política e finanças: dois mundos à parte

O ex-presidente da Comissão europeia, que transitou agora para o mundo empresarial com a liderança do banco Goldman Sachs, vê uma grande disparidade entre estes dois mundos. Diz mesmo que não se conhecem. Não interagem.

A maior diferença que vejo entre o mundo das finanças corporativas e o mundo politico é que são dois mundos que não se conhecem”, refere Barroso. Di-lo baseado na experiência das instituições em que se moveu: “O nível de conhecimento nos agentes políticos com os quais interagi é mesmo muito limitado”.

Como chairman do Goldman Sachs, Durão Barroso assume: “Há sempre o risco de uma organização como a nossa ter uma conduta que não seja a mais apropriada”, mas entende que mais do que o direito, estas empresas têm a obrigação de intervir e marcar uma posição. “Fazer negócios com dignidade”, explica.

(Notícia atualizada ás 14h28 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barroso no podcast do Goldman Sachs: “Medidas de austeridade mostraram que funcionam”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião