Multicert no mercado colombiano até ao final do ano

  • Lusa
  • 11 Outubro 2017

A empresa de certificação digital portuguesa assinala uma nova etapa. Embora tenha negócios em países como Peru, Grécia, Cabo Verde ou Timor, a Multicert passará a ter presença física na Colômbia.

A Multicert, empresa portuguesa de certificação digital, vai entrar no mercado colombiano até final do ano, disse esta quarta-feira à Lusa o seu presidente, Jorge Alcobia.

“A nossa ideia é abrir até final do ano, através de uma empresa em que teremos a maioria do capital, com parceiro local”, avançou o presidente da empresa que trata da segurança digital dos passaportes eletrónicos e cartões do cidadão em Portugal.

“Estamos a escolher o parceiro que terá até 25% do capital”, acrescentou, salientando que a Multicert na Colômbia vai ter uma designação que “permitirá projetar uma imagem que servirá os mercados” à volta da Colômbia, como o Panamá, Equador ou Bolívia, por exemplo.

Aliás, o responsável admite que a Colômbia poderá servir de plataforma para os mercados da região.

A Colômbia “será o primeiro mercado onde vamos investir diretamente e o qual tem um grande potencial”, acrescentou.

A Multicert tem tido projetos em mercados díspares como Peru, Grécia, Noruega, Cabo Verde, Moçambique ou Timor, mas esta será a primeira vez que vai ter uma presença física fora de Portugal.

O investimento na Colômbia rondará entre meio milhão e um milhão de euros.

A Multicert está a organizar desde terça-feira e até esta quarta-feira uma conferência sobre certificação eletrónica em Bogotá, onde temas como carta de condução eletrónica (disponível no telemóvel) ou passaporte no ‘smartphone’ estarão em debate.

Esta conferência, que no ano passado decorreu em Moçambique, junta vários especialistas do setor e é ainda esperada a presença de governantes colombianos.

No ano passado, a Multicert faturou cerca de cinco milhões de euros, montante esperado também para este ano, já que o foco em 2017 foi o investimento em soluções de cibersegurança.

“Temos investido bastante nesta área”, cerca de meio milhão de euros num centro que monitoriza durante 24 horas, 365 dias por ano, eventuais ataques cibernáuticos nas empresas.

Entre as áreas em que opera, destaque para o tratamento da segurança digital do Cartão do Cidadão e do Passaporte Eletrónico.

A cibersegurança é outra das apostas da empresa portuguesa, que desenvolve soluções que monitorizam os sistemas das empresas.

A desmaterialização de processos de modo seguro – como a abertura de uma conta bancária através do telemóvel – e o voto eletrónico são das outras das áreas de negócio da Multicert.

Por exemplo, as recentes eleições para o conselho geral e de supervisão da ADSE contaram com sistema de voto eletrónico Multicert.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multicert no mercado colombiano até ao final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião