Wall Street sobe à boleia de dados positivos da indústria

O dólar segue a valorizar face ao euro e o petróleo está a subir mais de 1%, numa altura em que aumenta a expectativa em torno dos conflitos com os curdos no Iraque.

As bolsas norte-americanas arrancaram esta semana no verde. Wall Street está a beneficiar de novos dados positivos da manufatura, enquanto o dólar valoriza à boleia das palavras de Janet Yellen, que fez saber que a evolução lenta da inflação não vai impedir novos aumentos das taxas de juro.

O índice de referência S&P 500 está a subir 0,09%, para os 2.553,17 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avança 0,29%, para os 6.644,30 pontos. Já o tecnológico Nasdaq soma 0,21%, para os 22.922,40 pontos.

As bolsas seguem no verde depois de o Empire State, que mede a saúde económica do setor industrial no estado de Nova Iorque, ter fixado máximos de três anos em outubro.

A contribuir para os ganhos dos principais índices norte-americanos estão também os setores energéticos, numa altura em que o petróleo valoriza mais de 1% nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, está a subir 1,34% e negoceia acima dos 52 dólares por barril, empurrado pelas tensões no Iraque. O mercado antecipa que os conflitos com os curdos no Iraque poderão vir a ter impacto na produção da matéria-prima e o preço está, por isso, a subir para máximos de mais de duas semanas.

No mercado cambial, o dólar está a valorizar face ao euro, depois de Janet Yellen, a presidente da Reserva Federal norte-americana, ter dito que o banco central vai continuar a aumentar gradualmente as taxas de juro, ainda que a evolução da inflação esteja aquém do esperado.

“A minha previsão é que esta evolução não vai manter-se e, com o fortalecimento contínuo do mercado de trabalho, espero que a inflação acelere no próximo ano”, disse Yellen, num seminário que decorreu no domingo, em Washington, citada pela Bloomberg.

O dólar segue assim a valorizar 0,12%, para os 1,18 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street sobe à boleia de dados positivos da indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião