Mudanças na Proteção Civil prejudicaram? “Concorreu tudo”

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 17 Outubro 2017

Costa admitiu que "concorreu tudo" para os recentes incêndios, respondendo a uma questão concreta sobre alterações na estrutura da Proteção Civil.

O primeiro-ministro admitiu esta terça-feira que “concorreu tudo” para que as “coisas corressem pior” no que toca aos recentes incêndios que fustigaram o país. António Costa referia-se concretamente às alterações à estrutura da Proteção Civil.

António Costa destacou que, mais do que problemas conjunturais, a questão que se coloca é estrutural, na floresta e no sistema de prevenção e combate aos fogos e é preciso tirar ilações do estudo feito. É tempo de “passar das palavras aos atos”, de “decidir e de executar”, continuou.

E as mudanças na estrutura da proteção civil tiveram influência? “Concorreu tudo. Catástrofes desta dimensão, tudo contribuiu de alguma forma para que as coisas não corressem bem, tudo concorreu certamente para que as coisas corressem pior”, admitiu, em declarações transmitidas pela Sic Notícias.

Questionado sobre se foi feito algo desde Pedrógão, Costa disse que o próximo Conselho de Ministros vai transformar em medidas o trabalho feito pela comissão técnica e independente nomeada pela Assembleia da República. De acordo com o Primeiro-Ministro, “passada a fase das chamas, é a fase da reconstrução e da resposta às necessidades das pessoas”, tal como foi feito em Pedrógão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudanças na Proteção Civil prejudicaram? “Concorreu tudo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião