Professores juntam-se à greve da Função Pública marcada para dia 27

  • ECO
  • 20 Outubro 2017

A Fenprof junta-se à Frente Comum e organiza uma greve para o dia 27 de outubro.

A Fenprof fez um pré-aviso de greve para o próximo dia 27 de outubro, o mesmo dia para o qual está marcada a greve geral da Função Pública. Os professores juntam-se assim à Frente Comum, protestando contra a forma inscrita no Orçamento do Estado para o descongelamento de carreiras, bem como outras questões relacionadas com os horários de trabalho, a aposentação e o combate à precariedade.

A notícia foi avançada pelo jornal Observador. O jornal explica que os professores estarão descontentes com a forma como será feito o descongelamento de carreiras, considerando que esta os vai prejudicar. E porquê? Porque, como dependem do tempo de serviço para progredirem nas carreiras, os últimos sete anos de trabalho não serão contabilizados na medida, disse Mário Nogueira, líder da Fenprof, ao jornal: “O Governo quer, pura e simplesmente, apagar da vida dos professores os últimos sete anos de serviço”, criticou.

Em contrapartida, na Função Pública, os trabalhadores “acumulam pontos”, lembrou o secretário-geral da Fenprof. No passado dia 12 de outubro, a Frente Comum decidiu manter a greve agendada para 27 de outubro, a próxima sexta-feira. Entre os motivos invocados para o protesto também se encontra o método escolhido para o descongelamento das carreiras dos funcionários públicos, que faz parte da proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano.

(Notícia atualizada às 12h05 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Professores juntam-se à greve da Função Pública marcada para dia 27

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião