Incêndios. Turismo do Centro pede revisão da estratégia para o setor

  • Lusa
  • 25 Outubro 2017

Mais de metade dos 100 municípios que integram o Turismo do Centro foi atingida pelos incêndios de junho e outubro. Quase 40 empreendimentos turísticos foram destruídos parcial ou totalmente.

A Estratégia para o Turismo 2027, que estabelece “ações e objetivos” para o setor na próxima década, deverá ser revista tendo em conta o impacto dos incêndios no setor, defendeu, esta quarta-feira, o presidente da Turismo do Centro.

Pedro Machado considera que a Estratégia 2027 não pode ignorar as dificuldades criadas pelos incêndios de junho e outubro na atividade turística, lembrando que no Centro do país foram atingidos pelos incêndios deste ano 59 dos 100 municípios que integram a Entidade Regional.

No setor do Turismo, há perdas materiais avultadas, com destruição parcial ou completa de 39 empreendimentos turísticos e de diversas atrações turísticas, como percursos pedestres.

Há ainda um “rombo” na confiança dos turistas e operadores, traduzida numa primeira fase pela queda em 77% das reservas hoteleiras em toda a região, que foi a mais afetada a nível nacional pelo avanço das chamas, que no incêndio de 15 de outubro devastaram também uma larga faixa do litoral.

"É preciso reposicionar a marca, trazer a realidade ao concreto da região. Posicionar o Turismo interno como fator de competitividade obriga à revisão de todas as linhas de atuação.”

Pedro Machado

Presidente do Turismo do Centro

O responsável da Turismo do Centro defende, neste contexto, a revisão da Estratégia 2027, avançando até com a proposta de “reposicionar a marca do Turismo“, tendo em conta o impacto dos incêndios em “ativos diferenciadores”, como a natureza e água. “É preciso reposicionar a marca, trazer a realidade ao concreto da região”, diz Pedro Machado, acrescentando que “posicionar o Turismo interno como fator de competitividade obriga à revisão de todas as linhas de atuação”.

A Estratégia para o Turismo 2027 pretende ser o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década, articulando uma visão de longo prazo com uma ação no curto prazo, no âmbito do futuro quadro comunitário de apoio 2021-2027. A estratégia identifica prioridades e opções, promove a integração das políticas setoriais que influenciam a atividade do turismo e assegura uma estabilidade nas políticas públicas do turismo até 2027.

Assenta em cinco eixos estratégicos: valorização do território; impulsionar a economia; potenciar o conhecimento; gerar conectividade; projetar Portugal. Tem como ativos diferenciadores o clima e a luz; a história e a cultura; o mar; a natureza e a biodiversidade; e a água, com os recursos hídricos existentes no interior do país como os rios, praias fluviais e termas.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndios. Turismo do Centro pede revisão da estratégia para o setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião