EUA: Ex-diretor de campanha de Trump entrega-se às autoridades

  • Juliana Nogueira Santos
  • 30 Outubro 2017

A investigação em torno do papel dos russos nas eleições norte-americanas poderá já ter feito uma vítima. É Paul Manafort, antigo diretor de campanha do agora presidente, acusado de 12 crimes.

Paul Manafort está a ser acusado de conspiração contra os Estados Unidos.Patrick Fallon/Bloomberg

Paul Manafort, antigo diretor de campanha do agora presidente dos EUA, entregou-se ao FBI após ter recebido uma ordem federal para tal. A ordem incluía também um dos seus sócios, Rick Gates. Manafort dirigiu-se às instalações do FBI durante a manhã, acompanhado pelo seu advogado, sabendo-se já que este está a ser acusado de 12 crimes, incluindo conspiração contra os Estados Unidos e branqueamento de capitais.

A ordem foi avançada esta segunda-feira pelo New York Times, que citava fontes próximas da investigação especial levada a cabo por Robert Mueller. Em causa estarão as ligações entre a Rússia e a equipa de Trump durante a campanha eleitoral do ano passado. O nome do sócio do republicano, Rick Gates, terá surgido em documentos que provam que este recebeu pagamentos de políticos e empresários da zona Leste da Europa.

Estas detenções tornam mais escura a nuvem que continua a assombrar o primeiro ano de Donald Trump na Casa Branca e aumenta a suspeição em torno daintromissão do Kremelin nas eleições presidenciais de 2016. O nome de Paul Manafort já tinha surgido nos e-mails trocados entre o filho do presidente e Rob Goldstein como um dos presentes numa reunião que juntou uma advogada russa ligada ao Governo de Putin e membros da campanha de Trump.

Manafort esteve à frente da campanha de Trump durante alguns meses, tendo sido afastado pelo republicano após ter sido noticiado que este teria recebido 12 milhões de euros de individualidades pró-Rússia. Além disto, o empresário está a ser investigado por violações de leis fiscais e más práticas de lóbi no estrangeiro.

(Notícia corrigida às 12h53 com a informação de que Manafort já se entregou às autoridades e atualizada pela última vez às 13h24.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Ex-diretor de campanha de Trump entrega-se às autoridades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião