Brexit: Podem perder-se 75 mil empregos nos serviços financeiros
Eliminação de 75 mil postos de trabalho é a estimativa para os próximos três a cinco anos.
O Banco de Inglaterra estima que se possam perder cerca de 75 mil empregos nos serviços financeiros britânicos depois da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o denominado ‘Brexit’, segundo a cadeia televisiva local BBC.
Segundo a estação televisiva, os executivos do supervisor bancário inglês estão a trabalhar neste “cenário razoável” do que pode acontecer, sobretudo se não houver um acordo em matéria financeira entre a UE e o Reino Unido, quando o país sair do espaço comunitário em março de 2019, na sequência de um referendo.
O número de empregos que podem ser suprimidos vai depender da relação entre as duas partes, acrescenta a BBC.
Caso a relação entre o Reino Unido e a UE na área comercial fique sob as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC), os bancos com sede no país vão perder os seus direitos a operar no espaço comunitário, pelo que muitos postos de trabalho serão transferidos para outras capitais europeias.
A eliminação de 75 mil postos de trabalho é a estimativa para os próximos três a cinco anos e deve ocorrer nos serviços financeiros, mas também em outros associados, como no setor legal.
As negociações atuais ainda dão incertas, por não estar clara qual a relação final do Reino Unido com a UE e se Londres terá um vínculo comercial especial com os restantes 27 países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit: Podem perder-se 75 mil empregos nos serviços financeiros
{{ noCommentsLabel }}