Portugal quer acolher empresas vindas da Catalunha

  • Lusa
  • 8 Novembro 2017

Trata-se da primeira declaração do ex-presidente da Generalitat e autoproclamado chefe de Estado da República da Catalunha após ter sido notificado na Bélgica a pedido de Madrid.

O presidente destituído da região autónoma espanhola da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que os ex-membros da Generalitat estão presos em Espanha “longe das práticas democráticas”.

Puidgemont foi ouvido no domingo por um juiz belga e colocado em liberdade sob a condição de não abandonar a cidade de Bruxelas onde se encontra.

“Libertado e sem caução”, escreveu hoje Carles Puigdemont numa mensagem em catalão difundida através da rede social Twitter.

Trata-se da primeira declaração do ex-presidente da Generalitat e autoproclamado chefe de Estado da República da Catalunha após ter sido notificado na Bélgica a pedido de Madrid.

“Os nossos pensamentos vão para os nossos colegas injustamente presos por um Estado que está longe da prática democrática”, acrescenta o mesmo texto em referência aos restantes elementos da Generalitat destituídas após a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola.

Carles Puigdemont e quatro ex-ministros do governo regional da Catalunha estão na Bélgica desde a semana passada e foram ouvidos por um juiz de instrução em Bruxelas tendo sido libertados após uma longa audição que decorreu domingo.

Os cinco foram libertados, mas foram proibidos de abandonar território belga, obrigados a indicarem uma residência fixa e com ordens para se apresentarem “pessoalmente” sempre que forem convocados pelo tribunal ou pela polícia.

A Audiência Nacional, em Espanha, acusa os ex-membros da Generalitat – incluindo os cinco que se encontram em Bruxelas – de “rebelião, sedição, má gestão de fundos públicos e desobediência às autoridades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer acolher empresas vindas da Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião