Bolha no imobiliário? Mario Draghi não vê sinais

O BCE mantém os juros em mínimo histórico. Há crédito barato, mas o presidente do banco central afasta um cenário de bolhas no mercado imobiliário da Zona Euro.

O Banco Central Europeu (BCE) mantém os juros em mínimo histórico. A taxa de referência está em 0%, um nível que visa incentivar os bancos a concederem financiamento para puxar pela economia. Apesar do dinheiro barato, que facilita a compra de imóveis com recurso a crédito, Mario Draghi diz que não há sinais de que se esteja a criar uma bolha no mercado imobiliário.

“Não há sinais de que se esteja a criar uma bolha no mercado imobiliário”, afirmou o presidente da autoridade monetária do euro durante um discurso em Frankfurt, na Alemanha. Draghi rejeita, assim, que a sua política de crédito barato esteja por detrás da subida dos preços na habitação nos países da Zona Euro, entre eles Portugal onde o valor dos imóveis está já em máximos de 2011.

O presidente do BCE rejeita, desta forma, a ideia de que a sua política esteja a criar um problema no futuro para o setor financeiro, isto numa altura em que a banca na Zona Euro continua a debater-se com elevados níveis de crédito malparado. “Ainda que os níveis de crédito em incumprimento tenham descido de 7,5% no início de 2015 para 5,5%, atualmente, o problema ainda não está resolvido”, afirmou.

“A supervisão europeia tem sido fundamental na construção de um sistema financeiro mais forte e resiliente”, acrescentou o responsável, notando que “o país onde um banco está localizado também é hoje um fator menos preponderante na perceção do risco” por parte de quem financia. “Estes dois feitos têm sido complementos cruciais na nossa política monetária já que os bancos são o principal canal de transmissão”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolha no imobiliário? Mario Draghi não vê sinais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião