Bitcoin desliza e perde 38 mil milhões em três dias
O cancelamento de uma atualização à blockchain da criptomoeda ditou perdas de 38 mil milhões em valor de mercado. As concorrentes ganharam terreno.
Após se ter sido cancelada uma atualização no sistema que suporta a blockchain, conhecida como a Segwit2x a Bitcoin chegou a desvalorizar mais de 9% nos mercados, retraindo da marca dos 7 mil dólares. O cancelamento foi conhecido na sexta-feira, mas as perdas estenderam-se até esta segunda-feira, sessão em que a moeda virtual já esteve a perder quase 15%.
A Segwit2x, uma atualização que iria aumentar a capacidade de transação da moeda, não foi bem aceite pelos investidores que temiam a criação de uma moeda alternativa, como já tinha acontecido anteriormente. Assim, e com as perspetivas de crescimento de 500% num ano a ficarem em risco, a criptomoeda perdeu cerca de 38 mil milhões de euros em valor de mercado desde quarta-feira passada, como calcula a Bloomberg.
Bitcoin afunda com cancelamento de atualização
Fonte: Bloomberg
Na sessão de sexta-feira a moeda chegou a perder 9,87% para 6.418 dólares, com as perdas a estenderem-se à sessão de hoje, em que a criptomoeda atingiu os 5.605 dólares com uma queda de 14,84%. Ainda assim, a moeda conta com um valor de mercado de mais de 100 mil milhões de euros.
Em contrapartida, a Bitcoin Cash, uma criptomoeda rival que se separou da Bitcoin original em agosto deste ano avançou mais de 20% para 2.500 dólares durante este fim de semana, ultrapassando a Ethereum em capitalização bolsista — segundo dados do portal Coinmarketcap.com. O avanço foi tal que o criador da moeda virtual que era, até então, a segunda mais valiosa do mundo parabenizou, na sua conta oficial de Twitter, os criadores.
Tweet from @VitalikButerin
Entretanto, a Ethereum voltou à sua posição — a de segunda criptomoeda mais valiosa — e a Bitcoin segue a recuperar valor, avançando 3,32% para 6.800,53 dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bitcoin desliza e perde 38 mil milhões em três dias
{{ noCommentsLabel }}