Energéticas ditam segundo dia de ganhos em Lisboa

Títulos das energéticas suportam avanço do índice luso, num dia marcado pela valorização de 1% das cotações do petróleo. Europa segue com ganhos moderados após o disparo de ontem.

A bolsa nacional segue a aliviar face aos ganhos registados no arranque da sessão. O PSI-20 valoriza 0,16%, para os 4.685,9 pontos, com nove títulos positivos e oito em queda, com as energéticas a conterem o avanço que encetaram na abertura da bolsa nacional. Apesar disso, o setor continua a contribuir para o desempenho positivo do índice luso, com o universo EDP a destacar-se.

As ações da EDP valorizam 0,4%, para os 3 euros, enquanto a sua participada liderada por Manso Neto avançam 0,25%, para os 7,10 euros. Ontem, ao final do dia, a EDP Renováveis apresentou os dados operacionais relativos aos nove primeiros meses de 2016. Durante esse período, a empresa produziu 18,1 TWh de energia limpa, o que corresponde a uma subida anual de 20%, que terá sido “favorecida pelas adições de capacidade nos últimos 12 meses, assim como pelo fator de utilização superior (29% vs. 28% no mesmo período de 2015)”, segundo explica o BPI. Já as ações da Galp progridem 0,12%, para os 12,52 euros, em sintonia com as cotações do petróleo que avança em torno de 1% nos mercados internacionais.

A Corticeira Amorim é um dos principais destaques positivos, com as suas ações a progredirem 0,83%, para novos máximos históricos, nos 9,74 euros. Referência também para o avanço de 1,16%, para os 70 cêntimos, das ações da retalhista Sonae. Segundo um jornal espanhol, a Sonae Sierra está a planear investir 170 milhões de euros em Espanha nos próximos cinco anos.

Em contraciclo segue a par Jerónimo Martins, cujos títulos recuam 0,09%, para os 16,24 euros. Em terreno de quedas destacam-se também a REN e os CTT. Recuam 0,26% e 0,13%, respetivamente, para os 2,64 e 6,02 euros.

Praticamente inalterados seguem os títulos da banca, isto depois de na última sessão o BCP ter registado uma forte valorização. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado chegaram a ganhar mais de 10% com a expectativa dos investidores quanto à entrada da Fosun no capital.

Na Europa, o dia arranca também com ganhos ligeiros, apoiado pelo petróleo que acelera 1%, o que compensa os divulgados menos positivos conhecidos esta quarta-feira na China, que apontam para uma estabilização da economia chinesa no terceiro trimestre, com o PIB a crescer 6,7% face ao período homólogo, mas aquém da meta dos 7%. O Stoxx Europe 600 avança uns escassos 0,01%, para os 342,5 pontos, após o disparo de 1,5% na sessão de ontem.

(Notícia atualizada às 8:27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energéticas ditam segundo dia de ganhos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião