Quanto recebem os administradores dos bancos?

  • Rita Atalaia
  • 19 Outubro 2016

Já se sabe que o novo presidente da CGD, António Domingues, vai receber um salário anual de 423 mil euros, o equivalente a mais de 30 mil euros por mês. E os administradores dos outros bancos?

O BPI e o Santander Totta pagam salários mais elevados do que os que foram anunciados para a Caixa Geral de Depósitos. Mas incluem prémios de gestão, que são atribuídos apenas se forem cumpridos os objetivos fixados pelos acionistas. Os vencimentos em vários bancos estiveram ou estão ainda sujeitos a constrangimentos que resultam de intervenções públicas, ou mesmo resolução.

Apenas o Santander Totta e o BPI estão livres desta restrição. O Santander é o mais lucrativo dos grandes a operar em Portugal e é o que paga os valores mais altos, incluindo prémios de gestão. No ano passado, o vice-presidente executivo, António Vieira Monteiro, recebeu um salário bruto fixo de 568 mil euros. Para além disso, recebeu um prémio em dinheiro de 225 mil euros, mais 209 mil euros cujo pagamento ficou retido. Os administradores receberam rendimentos anuais entre os 200 mil e os 337 mil euros. Mas são valores fixos aos quais é preciso juntar prémios de gestão acima dos 200 mil euros.

O BPI livrou-se desta restrição quando reembolsou o apoio público em 2014. O CEO, Fernando Ulrich, recebeu em 2015 um vencimento fixo de 462 mil euros e teve direito a um prémio de gestão da ordem dos 122 mil euros. Já o novo presidente da CGD, António Domingues, vai ganhar a mesma remuneração anual fixa que recebeu no ano passado no BPI enquanto vice-presidente. O salário foi de 423,5 mil euros. Também teve direito a prémios de gestão, uma possibilidade que também existe na Caixa. Os outros administradores executivos tiveram remunerações fixas de 326 mil euros, mais prémios anuais na casa dos 87 mil euros.

BCP e Novo Banco enfrentam restrições

O BCP ainda não devolveu a ajuda estatal e enfrenta limites salariais. O vice-presidente executivo, Nuno Amado, recebeu um salário anual bruto de 385 mil euros. Os rendimentos anuais dos outros administradores oscilaram entre os cerca de 270 mil euros e os 352 mil euros auferidos pelo vice-presidente.

No Novo Banco, o presidente executivo — na altura Eduardo Stock da Cunha — recebeu no ano passado cerca de 384 mil euros. Nos administradores executivos, as remunerações fixas anuais variaram entre os 212,7 mil euros e os 271,4 mil euros. Aqui o salários também estão abaixo dos que são recebidos na CGD.

 

Comentários ({{ total }})

Quanto recebem os administradores dos bancos?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião