BCP convoca acionistas para aumentar limite de votos para 30%

BCP convocou assembleia geral para 9 de novembro para votar aumento do limite de votos dos 20% para 30% e do número de membros na administração do banco. Medidas que visam permitir a entrada da Fosun.

O BCP convocou uma assembleia geral para o dia 9 de novembro para os acionistas do banco votarem o aumento do limite de votos de 20% para 30% e alargarem o número de membros do Conselho de Administração de 20 membros para 25 membros. Depois de aprovado o processo de reverse stock split, a instituição financeira tenta cumprir mais dois requisitos impostos pelos chineses da Fosun para entrar no capital do banco.

De acordo com os comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a proposta de aumentar o limite de votos de 20% para 30% é apresentada pelos acionistas Sonangol, Sababell, EDP – Imobiliária e Participações e Interoceânico. Será o ponto dois da ordem de trabalhos da assembleia. Já o primeiro ponto, subscrito pelos mesmos acionistas, diz respeito à manutenção dos atuais limites de votos, embora sublinhe que as “disposições estatutárias referidas podem vir a ser subsequentemente modificadas, designadamente por deliberação tomada no âmbito do ponto 2 da ordem de trabalhos”.

Além da atualização, clarificação e retificação de algumas disposições do contrato da sociedade, os acionistas são convocados a decidir sobre o alargamento do Conselho de Administração do BCP, de 20 para 25 membros, cuja eleição ou cooptação é remetida para a próxima assembleia-geral.

Em relação à administração do banco é ainda aberta a porta ao aumento do número de vice-presidentes. Dos atuais dois vice-presidentes para um “número não superior a três”. “O presidente, eventuais vice-presidentes (em número não superior a três) e os restantes membros da Comissão Executiva são escolhidos pelo conselho de administração de entre os seus membros, devendo a mesma ser composta por um mínimo de seis e um máximo de nove administradores”, lê-se no número oito do terceiro ponto da ordem de trabalhos.

Adicionalmente, será votada a constituição das comissões de nomeações e remunerações, de governo societário, ética e deontologia e de avaliação de riscos.

As ações do BCP fecharam hoje a valorizar cerca de 1,5% até aos 0,0156 euros. O banco procede na próxima semana à fusão de ações numa proporção de 75:1.

(notícia atualizada às 18h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP convoca acionistas para aumentar limite de votos para 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião