PSI-20 brilha na Europa. Jerónimo Martins puxa por Lisboa

O grupo de Soares dos Santos conseguiu valorizar mais de 2. O PSI-20 aguentou assim as perdas do BCP, Galp e CTT, contrariando as quedas nos restantes mercados da Europa.

A praça nacional destacou-se a verde entre o vermelho das praças europeias. O PSI-20 subiu com o empurrão da Jerónimo Martins, que acelerou acima dos 2%. A bolsa portuguesa resistiu, assim, às quebras da Galp e do BCP.

O PSI-20 fechou esta terça-feira com uma subida de 0,20% para os 5.268,66 pontos. A bolsa lisboeta entrou em contraciclo com a Europa, cujo principal índice, o Stoxx 600, caiu 0,59%. Uma queda igual à registada no Ibex-35, da vizinha Espanha. Também a bolsa alemã caiu 0,31% e a britânica ficou ligeiramente abaixo da linha de água, nos 0,01%.

Na praça nacional, a Jerónimo Martins foi a que mais puxou pelo índice, com uma subida de 2,26% para os 15,85 euros. O retalhista recuperou depois de quebras de 1,56% e 1,87% nas últimas duas sessões.

A contribuir para o desempenho positivo da bolsa nacional estiveram também a Nos e a EDP. A empresa liderada por Miguel Almeida encerrou a sessão a valorizar 2,09% para 5,27 euros, já a EDP somou 0,47% no dia em que regressou aos mercados. A elétrica emitiu 500 milhões de euros em títulos de dívida a dez anos. A taxa da emissão foi de apenas 1,6%.

Enquanto a EDP subiu, a EDP Renováveis caiu, assim como a Galp Energia. A empresa de energias verdes recuou 0,2% para fechar a cotar nos 6,938 euros enquanto a Galp desceu quase 1% para os 16,13 euros numa sessão de quedas acentuadas dos preços do petróleo depois de a AIE ter revisto em baixa as previsões da procura global de petróleo em 2017 e 2018. Os CTT também reforçaram as perdas, com uma queda de 2,29% para os 3,161 euros, um novo mínimo histórico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 brilha na Europa. Jerónimo Martins puxa por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião