Oi já negociou 51 milhões de euros de dívida com 27.000 credores no Brasil

Numa conferência telefónica com analistas, a Oi avançou que já chegou a um acordo com 27.000 credores no Brasil, num montante total de cerca de 51 milhões de euros de dívida.

A operadora brasileira Oi já conseguiu chegar a um acordo com “mais de 27.000 credores no Brasil”, num montante total de “aproximadamente 196 milhões de reais”, ou cerca de 51 milhões de euros. A informação foi avançada por Carlos Brandão, diretor financeiro da empresa desde outubro, numa conferência telefónica com analistas.

“Até ao momento, fomos capazes de negociar um crédito total de aproximadamente 196 milhões de reais com mais de 27.000 credores no Brasil”, disse o executivo esta terça-feira, por ocasião da apresentação de resultados trimestrais da empresa.

A Oi encontra-se ao abrigo de um processo de recuperação judicial no Brasil, com vista a evitar a falência daquela que é a maior operadora do país. A empresa acumula dívidas avultadas a cerca de 55.000 pessoas e entidades, incluindo a Anatel, o regulador brasileiro das telecomunicações. Em causa, uma dívida acumulada que rondará os 18 mil milhões de euros.

A empresa lançou um plano para liquidar dívidas até 50.000 reais, ou pouco mais de 13.400 euros. Desse valor, 90% é ressarcido com a assinatura do acordo. A restante parcela é paga após aprovação do plano de recuperação em assembleia geral de credores, que tem vindo a ser sucessivamente adiada e cuja data está agora marcada para 7 de dezembro. O programa já foi alargado também aos obrigacionistas portugueses e, após alguns problemas, a empresa anunciou, no final de outubro, já ter chegado a acordo com pelo menos 500 credores em Portugal.

Por sua vez, na conferência com os analistas, o líder da operadora, Marco Norci Schroeder, disse: “Continuaremos focados nas nossas estratégias com melhorias operacionais que preparem a companhia para um novo ciclo de crescimento. O interesse que grandes investidores têm mostrado na Oi, e o sentido de constituírem uma possível parceria estratégica, mostra a relevância que a Oi tem no mercado face ao seu potencial para gerar valor.”

Esta terça-feira, a Oi anunciou ter alcançado um lucro de 217,5 milhões de reais no terceiro trimestre, ou cerca de 56,8 milhões de euros. Foi o primeiro resultado positivo da empresa desde 2015. A portuguesa Pharol é a principal acionista da Oi, com cerca de 27% da empresa. As ações da Pharol valorizavam 0,82% para 36,8 cêntimos.

(Notícia atualizada às 16h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oi já negociou 51 milhões de euros de dívida com 27.000 credores no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião