Oi passa de lucros a prejuízos. Perde mil milhões no trimestre

A Oi registou um prejuízo de 6.284 milhões de reais entre janeiro e março, ou mais de 1.000 milhões de euros. Empresa justifica o resultado com a desvalorização do real.

A operadora brasileira Oi perdeu 6.284 milhões de reais (1.056 milhões de euros) entre janeiro e março, um resultado negativo que compara com os lucros de 679 milhões de reais (114 milhões de euros) obtidos no mesmo trimestre de 2019.

A empresa de telecomunicações explica que os resultados foram “fortemente afetados pelos impactos da variação cambial”. Mais concretamente a desvalorização do real face ao dólar.

No mesmo período, os lucros antes de juros e impostos (EBIT) fixaram-se em 188 milhões de reais (31,6 milhões de euros), uma queda expressiva face aos 925 milhões de reais (155,5 milhões de euros) registados no primeiro trimestre de 2019.

As receitas da Oi caíram 7,4% no primeiro trimestre comparativamente com o período homólogo, tendo-se fixado em 7.749 milhões de reais (1.302 milhões de euros). É também uma queda de 3,4% na análise em cadeia.

Ao nível operacional, a companhia destaca o ter alcançado a meta do milhão de clientes de fibra ótica, assim como o disparo de 701% nas receitas com os clientes desta tecnologia, que passaram de 26 milhões de reais (4,3 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2019 para 205 milhões de reais (34,5 milhões de euros) no primeiro trimestre deste ano.

Esta semana foi conhecido o plano da Oi para vender a rede móvel no Brasil ao maior lance, tendo estipulado um preço mínimo de 15 mil milhões de reais (2.500 milhões de euros). A empresa propôs também um aditamento ao plano de recuperação judicial que poderá facilitar a criação e alienação de unidades produtivas dentro da empresa.

A Oi é detida em 4,94% pela Bratel, uma empresa controlada na totalidade pela portuguesa Pharol PHR 0,41% . A Pharol é a antiga holding da Portugal Telecom e as respetivas são cotadas na bolsa de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oi passa de lucros a prejuízos. Perde mil milhões no trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião