Maior fundo soberano vai deixar de investir em petrolíferas
O Fundo Soberano da Noruega, o maior do mundo dadas as receitas da exploração de petróleo, propôs retirar o investimento de 35 mil milhões em empresas petrolíferas.
O fundo soberano da Noruega propôs esta quinta-feira retirar os 35 mil milhões de dólares que tem atualmente investidos em ações de petrolíferas e empresas de gás como a Royal Dutch Shell e a Exxon Mobil. Este é o maior fundo soberano do mundo, somando um bilião de dólares em ativos, dinheiro proveniente do petróleo.
Com esta mudança na estratégia de investimento, o fundo diz querer garantir que o país estará “menos vulnerável” a quebras no setor do “ouro negro”, avança a Bloomberg. Fica a faltar a luz verde do Ministério das Finanças e talvez do parlamento, que terão a palavra final.
A nossa perspetiva aqui é uma diversificação de risco para preservar a riqueza do país
“A nossa perspetiva aqui é uma diversificação de risco para preservar a riqueza do país”, declarou esta quinta-feira o Governador do banco central, Egil Matsen, numa entrevista em Oslo. “Conseguimos fazê-lo se não acrescentarmos o risco do preço do petróleo ao fundo”. Ressalva, no entanto, que a decisão não se baseia em qualquer previsão acerca da evolução dos preços da matéria-prima.
O fundo foi constituído a partir das receitas do petróleo e gás reunidas pelo país nas últimas duas décadas. Nas decisões de investimento, este fundo tem em conta regras éticas que vão desde os direitos humanos e preocupações ambientais até à produção de armas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maior fundo soberano vai deixar de investir em petrolíferas
{{ noCommentsLabel }}