Juncker diz que processo independentista da Catalunha foi “um desastre”

  • Lusa
  • 19 Novembro 2017

Juncker considera que os independentistas catalães "não devem subestimar o amplo apoio que o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tem em toda a Europa".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou este domingo que o processo independentista da Catalunha foi “um desastre” e que “nunca devia ter acontecido”, reafirmando o apoio da Europa a uma Espanha unificada.

As declarações foram publicadas este domingo, em entrevista ao jornal espanhol El País, onde Jean-Claude Juncker afirma que “a Catalunha é uma enorme preocupação”. “Não gosto da situação que provocou, é um desastre”, sublinha o presidente da Comissão Europeia.

O processo independentista “rarefez a atmosfera política, gerou uma fratura interna na sociedade espanhola e na catalã: criou problemas dentro das famílias, entre os amigos”, declarou, acrescentando que “é triste” e que “nunca devia ter acontecido”.

Juncker considera que os independentistas catalães “não devem subestimar o amplo apoio que o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tem em toda a Europa”. O presidente da Comissão Europeia diz ainda que nunca teve um contacto pessoal com o exonerado chefe do Governo catalão, Carles Puigdemont, e que Rajoy “é um grande amigo” e que apoia “a postura do Governo espanhol”.

“Estou a favor de quem respeita a lei. A UE baseia-se no império da lei, e o que os meus amigos catalães fizeram foi o contrário: desrespeitaram a lei. Estou com quem respeita o quadro institucional, não posso suportar quem viola isso”, afirma o líder europeu.

O Governo espanhol convocou eleições na Catalunha para 21 de dezembro, depois de ter decidido aplicar o artigo 155.º da Constituição, que suspende a autonomia da região. O executivo regional foi destituído e o parlamento regional dissolvido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker diz que processo independentista da Catalunha foi “um desastre”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião