Receitas turísticas sobem 19%. “É o crescimento do século”

Os turistas deixaram mais de 42 milhões de euros, por dia, em Portugal, entre janeiro a setembro. O setor está a crescer, sobretudo, na época baixa, destaca a secretária de Estado do Turismo.

As receitas turísticas ultrapassaram os 11,5 mil milhões de euros no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o que representa um crescimento de 19% em relação a igual período do ano passado. “É o maior crescimento do século”, classifica a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Ao todo, segundo os dados do Banco de Portugal, as receitas turísticas ascenderam, no conjunto dos nove primeiros meses do ano, a 11.569 mil milhões de euros, um aumento homólogo de 19%. Significa isto que, neste período, os turistas estrangeiros gastaram mais de 42,3 milhões de euros, por dia, em Portugal.

Este foi “um crescimento recorde, o maior crescimento do século” e, só nestes nove meses, Portugal já superou o total de receitas turísticas arrecadadas no conjunto do ano de 2015, sublinhou Ana Mendes Godinho, durante o 43º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que este ano decorre em Macau.

Também os gastos dos portugueses no estrangeiro estão a aumentar. Entre janeiro e setembro, os turistas portugueses gastaram 3,2 mil milhões de euros no estrangeiro, mais 13% do que em igual período do ano passado. Feitas as contas, o saldo da balança de viagens e turismo fixou-se em 8,3 mil milhões de euros, uma subida homóloga de 21%. O turismo responde, assim, por 71% da balança de serviços.

Para além deste contributo para a economia nacional, a governante salientou ainda que o turismo criou 53 mil postos de trabalho no terceiro trimestre. “Se compararmos setembro com o mês homólogo de 2015, temos mais 70 mil pessoas a trabalhar no turismo em Portugal”, afirmou. Mais importante, destacou ainda, “a atividade turística está também a alargar-se todo o ano, com as maiores taxas de crescimento a verificarem-se nos meses de época baixa“.

A jornalista viajou a Macau a convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receitas turísticas sobem 19%. “É o crescimento do século”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião