Aprovada a subida do IRC para empresas com lucros acima de 35 milhões de euros
É desta que sobe para 9% a derrama para as empresas com mais lucros, que a esquerda pedia nos Orçamentos anteriores mas não tinha conseguido obter.
O Parlamento aprovou esta quinta-feira a subida da derrama do IRC para as empresas com maiores lucros, de 7% para 9%. As empresas com mais de 35 milhões de euros em lucros anuais vão ser afetadas por esta alteração na tributação.
A proposta do PCP, assinada pelos deputados João Oliveira, Paulo Sá (na foto) e Miguel Tiago, foi aprovada no Parlamento com o consentimento do Partido Socialista, que fora reticente no apoio a esta medida, mas numa ação que já era esperada.
Na proposta lê-se que a derrama se vai aplicar às empresas com os lucros mais altos da seguinte forma: “Quando superior a (euro) 35.000.000, é dividido em três partes: uma, igual a (euro) 6.000.000, à qual se aplica a taxa de 3%; outra, igual a (euro) 27.500.000, à qual se aplica a taxa de 5%, e outra igual ao lucro tributável que exceda (euro) 35.000.000, à qual se aplica a taxa de 9%”.
Assim as empresas que fiquem no terceiro escalão verão os seus impostos agravados. A proposta do PCP fala da correção de uma “injustiça fiscal”.
Os deputados votam esta quinta-feira na especialidade parte do Orçamento do Estado para 2018, votações essas que deverão ficar terminadas amanhã. A votação decorre no plenário da Assembleia da República, em Lisboa, entre os deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aprovada a subida do IRC para empresas com lucros acima de 35 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}