Infarmed: Documento para EMA contraria versão de Costa
António Costa referiu que a decisão de mudar o Infarmed para o Porto fora feita antes da decisão da EMA e para melhorar as hipóteses de a cidade vencer. Mas na candidatura nada aparece referido.
O primeiro-ministro António Costa afirmara que a mudança do Instituto do Medicamento (Infarmed) de Lisboa para o Porto, anunciada terça-feira, fora um dos critérios na candidatura da cidade nortenha para ser sede da Agência Europeia do Medicamento, ou EMA na sigla inglesa — concurso que perdeu para Amesterdão. No entanto, segundo escreve este sábado o Diário de Notícias, “em nenhuma parte do documento” da candidatura surge essa informação.
A Comissão de Trabalhadores do Infarmed salientou esta contradição entre as declarações do primeiro-ministro e o que consta de facto na candidatura, que pode ser consultada publicamente no site do Conselho da Europa. O presidente da CT realçou ainda que no Plano Estratégico do Infarmed para 2017-2019, que foi homologado a 29 de setembro, não existe nenhuma informação sobre esta possível transferência. De notar que a candidatura à EMA foi feita ainda em julho.
Os trabalhadores da agência, a maioria dos quais são opostos a uma mudança para o Porto, encontraram-se ontem, sexta-feira, com os partidos com assento parlamentar, excluindo o PS.
Ao Diário de Notícias, Moisés Ferreira do Bloco de Esquerda afirmou que “não parece que tenha havido nenhum processo de tomada de decisão” antes do anúncio da mudança do Infarmed para o Porto, pedindo assim que venham mais explicações, ou mesmo um recuo do Governo nesta matéria. Também o PCP procura garantias de que os direitos dos trabalhadores sejam protegidos, algo que o Governo já tentou garantir.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Infarmed: Documento para EMA contraria versão de Costa
{{ noCommentsLabel }}