Costa: Ida do Infarmed para o Porto estava decidida antes da EMA
O primeiro-ministro, António Costa, disse à Antena 1 que a ida do Infarmed para o Porto seria uma "sequência natural" da vinda da EMA para Portugal, fator que não se chegou a materializar.
A transferência da sede do Infarmed de Lisboa para o Porto já estava decidida antes de se saber de que a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA) não vinha para Portugal. Esta é a garantia do primeiro-ministro António Costa, transmitida numa entrevista à rádio Antena 1. Segundo o governante, se o Porto vencesse a corrida da vinda da EMA, a ida do Infarmed para lá seria uma “sequência natural”.
A deslocação desta entidade de Lisboa para o Porto está a ser vista por algumas frentes como uma forma de compensação pela não vinda da EMA de Londres para o norte de Portugal. A par com o dossiê dos trabalhadores, que terão sido apanhados de surpresa, ambos os fatores têm vindo a gerar polémica esta semana.
Por isso, o primeiro-ministro reconhece que a forma como o anúncio da descentralização do Infarmed poderá não ter sido feita da melhor forma, mas indica que o Porto “deve ser” o local para o Infarmed e que “essa é a opção de fundo”. Quanto aos trabalhadores da atual sede em Lisboa, Costa promete soluções e garante que a lei lhes confere proteção.
Assim, se fosse funcionário do Infarmed, o primeiro-ministro diz que “encararia com tranquilidade [esta decisão], quer porque a lei me protege, quer porque sei que tenho uma administração e um Governo que sabem dialogar para encontrar as melhores soluções”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa: Ida do Infarmed para o Porto estava decidida antes da EMA
{{ noCommentsLabel }}