Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 27 Novembro 2017

Menos de um quarto dos catalães ainda pretende a independência. China vai investir de mais de 3 mil milhões de euros na Europa. Conheça estes e outros destaques da imprensa internacional.

A abertura do investimento chinês da Europa começa a mostrar os primeiros sinais semanas após o Congresso do Partido Comunista, uma minoria na Catalunha ainda pretende separar-se de Madrid, Rajoy terá explicações a dar à Europa se o sim à independência ganhar, diz Carles Puigdemont, e as taxas de juro negativas na Dinamarca começam a deixar marcas nas contas das empresas. Conheça os destaques na atualidade internacional nesta segunda-feira.

Reuters

China avança com investimentos de mais de três mil milhões de euros na Europa

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, avançou que o Banco de Desenvolvimento da China irá garantir mais de três mil milhões de euros ao abrigo da associação interbancária entre a China e os países da Europa Central e Oriental, inaugurada esta segunda-feira. As declarações foram feitas na sexta cimeira que junta líderes de governos de ambas as regiões. O montante será canalizado para projetos de investigação e desenvolvimento.

Leia a notícia completa aqui (Acesso Livre/ Conteúdo em Inglês).

Financial Times

Allianz compra mais uma participação na seguradora Euler Hermes

A multinacional alemã comprou mais 11,34% de participações da Euler Hermes, por 122 euros por ação, somando um total de 75% da seguradora francesa. Até sexta-feira, a Allianz poderá adquirir o que resta da Euler, uma vez que se prepara para avançar com a compra das restantes ações “nas próximas semanas”, refere o Financial Times. Para a Allianz, a aquisição da Euler Hermes é um “passo lógico” e garante que não serão feitas quaisquer alterações nos quadros e que dará apoio à estratégia do grupo francês.

Leia a notícia completa aqui (Acesso Condicionado/ Conteúdo em Inglês).

El País

Menos de um quarto dos catalães pretende a independência

De acordo com uma sondagem conduzida pelo El País, 24% dos catalães pretende que o processo de independência da Catalunha prossiga, após as eleições para o parlamento catalão, marcadas para o próximo dia 21 de dezembro. Entre os inquiridos, a maioria (71%) preferia que após o ato eleitoral se procurasse o acordo entre a comunidade e o governo de Madrid para resolver a crise política. Entre os vários políticos, Oriol Junqueras é o que lidera na tabela de aprovação junto do povo catalão, seguindo-se Carles Puigdemont. Quando questionados se foram informados inteira e claramente de todas as consequências reais para a Catalunha caso o processo de declaração da independência prossiga, 61% dos inquiridos responderam que não.

Leia a notícia completa aqui (Acesso Livre/ Conteúdo em Espanhol).

Europa Press

Rajoy terá explicações a dar à Europa caso a independência vença, diz Puigdemont

O antigo líder da Catalunha afirmou esta segunda-feira que o primeiro-ministro espanhol terá explicações a dar à Europa, caso a declaração da independência catalã prossiga após as eleições de 21 de dezembro. Puigdemont enumerou uma lista de atos do executivo de Rajoy que terão de ser explicados aos parceiros europeus, nomeadamente os detidos, os exilados, a violência policial, o Artigo 155, a perseguição fiscal, a guerra mediática e a guerra económica, avançou o presidente destituído em entrevista, citado pela Europa Press. Puigdemont acusa também o governo de Mariano Rajoy de implantar o medo entre os votantes. Leia a notícia completa aqui (Acesso Livre/ Conteúdo em Espanhol).

Bloomberg

Taxas de juro negativas na Dinamarca castigam empresas

De acordo com a Câmara do Comércio dinamarquesa, as empresas do país têm custos anuais de 437 milhões de coroas (cerca de 58,7 milhões de euros) com depósitos bancários. Tratam-se dos efeitos após a indústria financeira ter passado as taxas de juro para terreno negativo para os clientes empresariais. Há poucos anos, refere a Câmara do Comércio, as empresas dinamarquesas conseguiam cerca de 800 milhões de coroas anualmente com os seus depósitos. As taxas de juro negativas foram primeiramente testadas em 2012, e não deverão voltar para valores acima de zero até 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião