ARC Ratings mantém rating e perspetiva estável para Portugal

  • Lusa
  • 27 Novembro 2017

Agência de notação financeira justifica a manutenção da avaliação com o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão “proativa” da dívida.

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve o rating de Portugal em ‘BBB-‘ e a perspetiva (outlook) estável, considerando o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão “proativa” da dívida.

Numa nota distribuída pela ARC Ratings, a agência refere que os maiores constrangimentos de Portugal se prendem com a dívida – acima dos 130% do PIB e que coloca o país vulnerável às oscilações da confiança nos mercados – e o défice orçamental.

No entanto, sinaliza que está a ser feita uma gestão “proativa” da dívida, capaz de controlar os riscos associados e que as previsões inscritas no Orçamento do Estado para 2018 são “confortáveis”.

Os esforços de consolidação orçamental têm sido também “extremamente vigorosos”, acrescenta.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

ARC Ratings mantém rating e perspetiva estável para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião