Até ao fim do próximo ano os exames médicos vão ser digitais
Todos os exames e análises feitos para um doente estarão disponíveis no seu registo de saúde eletrónico. A digitalização no setor da saúde deve continuar a avançar no próximo ano.
O Serviço Nacional de Saúde deverá continuar o seu processo de digitalização em 2018, com todos os exames médicos em formato digital até ao final do próximo ano, segundo assumiu ao Jornal de Negócios (acesso pago) o presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Henrique Martins.
A SPMS é a entidade que se responsabiliza pela implementação de tecnologia no Serviço Nacional de Saúde, e Henrique Martins admitiu ao Jornal de Negócios que a digitalização dos exames é uma das principais prioridades para o próximo ano, esperando-se que seja total antes da entrada em 2019.
“Temos de conseguir chegar até final do ano já com todos os exames a serem disponibilizados no registo de saúde eletrónico. Essa meta é claríssima e posso assumi-la em público“, afirmou Henrique Martins. “Este ano, o objetivo é [integrar] os laboratórios, no próximo ano, as outras valências, estamos a falar de imagens ou anatomia patológica”.
Não é um trabalho simples, explica. “Os convencionados estão agora a ligar os seus softwares ao do Ministério, e falta-nos apenas uma peça jurídica, um despacho da tutela, para tornar obrigatória essa disponibilização”, descreve o dirigente da SPMS.
E a adesão dos convencionados não é o único desafio a superar. “É um processo que demora algum tempo, quer a adesão dos pequenos convencionados, que têm menos capacidade tecnológica, quer a adesão dos doentes – como vemos na receita, ainda há muitos doentes que preferem levar a receita em papel. Mas isto vai diminuindo ao longo do tempo”, afirmou, e deu um exemplo: “Já temos hospitais em que 50% das pessoas sai com SMS e não com folha de papel”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Até ao fim do próximo ano os exames médicos vão ser digitais
{{ noCommentsLabel }}