Reino Unido acorda “conta de divórcio” com a UE

  • ECO
  • 28 Novembro 2017

O Reino Unido admitiu pagar os 100 mil milhões exigidos pela UE para cumprir com os compromissos que já tinha assumido.

O Reino Unido já chegou a acordo com a UE. O que não é certo é o valor que o país vai assumir para cumprir com as obrigações, mas a fatura poderá ir até aos 100 mil milhões de euros, segundo vários diplomatas que acompanham as negociações, avança o Financial Times (conteúdo em inglês/acesso pago). O Governo britânico para já não confirma nenhuma destas informações, que ainda não são oficiais.

O valor pode variar em função do desenrolar das negociações. Além disso, a fatura é para ser paga ao longo de várias décadas. Assim, em termos líquidos, o Reino Unido poderá vir a pagar metade dos 100 mil milhões. O anúncio oficial deverá ser feito por May ao longo da próxima semana.

Apesar de aceitar como teto a fasquia dos 100 mil milhões, o antigo Estado-membro da UE está a pressionar para que a fatura desça aos 40 ou 45 mil milhões, tendo em conta as receitas e deduções feitas durante os anos em que pertenceu à comunidade. O Reino Unido defende também que os pagamentos sejam calculados ao longo do tempo, à medida que obrigações específicas vão expirando.

No final, o acordo deverá garantir que a União Europeia não sinta os efeitos da saída do Reino Unido nas contas correntes. Existem outros pontos que ainda não se encontram esclarecidos, nomeadamente os direitos dos cidadãos de Estados-membros residentes no Reino Unido. Também está por decidir a gestão da fronteira entre a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, que continua a ser parte da UE.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido acorda “conta de divórcio” com a UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião