Jerónimo Martins e BCP dão força à bolsa

O arranque da semana está a ser positivo para a bolsa, que segue a valorizar sobretudo à boleia dos ganhos do BCP e da Jerónimo Martins.

A praça de Lisboa arrancou a primeira semana de dezembro em alta, impulsionada pelos ganhos da Jerónimo Martins e do BCP. Portugal contraria, assim, a tendência negativa que se verifica nas restantes praças europeias.

O PSI-20 segue a valorizar 0,67%, para os 5.386,61 pontos, com apenas duas cotadas em queda, uma inalterada e as restantes em alta. A contribuir para os ganhos da bolsa está a Jerónimo Martins, que recupera da desvalorização expressiva que registou na última sexta-feira. A retalhista está agora a corrigir dessas perdas, ao avançar 1,03%, para os 16,25 euros por ação.

Também o BCP está a impulsionar o principal índice acionista português, ao ganhar mais de 1%, para os 26,06 cêntimos por ação. No setor energético, a tendência também é de ganhos: a EDP avança 0,38%, para os 2,92 euros por ação, enquanto a EDP Renováveis soma 0,19%, para os 6,81 euros. Já a Galp sobe 0,31%, para os 16,06 euros.

Destaque ainda para a Ibersol, que dispara 2,6%, depois de ter reportado um aumento homólogo de 21% nos lucros do conjunto dos nove primeiros meses deste ano, totalizando um resultado líquido de 21,8 milhões de euros nesse período.

Em sentido contrário seguem apenas a Novabase, a perder 0,29%, e os CTT, a recuar apenas 0,06%.

No resto da Europa, a tendência é negativa. O Stoxx 600 está a perder 0,7%, penalizado pelos setores financeiro e automóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins e BCP dão força à bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião