BCP perde mais de 1% e bolsa volta às quedas

O banco liderado por Nuno Amado e o setor energético estão a penalizar a bolsa, que regista a primeira sessão negativa da semana.

O BCP inverteu os ganhos que tinha registado na terça-feira e está a contribuir para uma sessão negativa da bolsa de Lisboa, a primeira desta semana. Portugal acompanha a tendência negativa das restantes praças europeias, que também estão a corrigir dos ganhos das últimas sessões.

O PSI-20 está a perder 0,5%, para os 5.368,71 pontos, com seis cotadas em alta, uma inalterada e 11 em queda. A contribuir para esta queda está o BCP, que segue a desvalorizar 1,28%, para os 26,29 cêntimos por ação. O banco liderado por Nuno Amado inverte assim os ganhos da última sessão, em que alcançou máximos de julho de 2016, depois de a Standard & Poor’s ter melhorado a sua perspetiva para o banco.

Também a penalizar a bolsa está o setor energético, com a EDP a recuar 0,38%, para os 2,89 euros por ação, e a Galp a cair 0,44%, para os 15,89 euros por ação, numa altura em que o petróleo continua a desvalorizar nos mercados internacionais. O barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, continua, ainda assim, acima da fasquia dos 62 dólares.

A evitar maiores quedas está a Jerónimo Martins, que avança 0,43%, para os 16,35 euros por ação. Do lado dos ganhos, destaque ainda para a Ibersol, que sobe 1,78%, para os 11,98 euros por ação.

Na Europa, o cenário é idêntico. As principais praças negoceiam todas no vermelho. A bolsa alemã é a mais penalizada, ao perder mais de 1%. O Stoxx 600 está a desvalorizar à volta de 0,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP perde mais de 1% e bolsa volta às quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião