Setor empresarial britânico satisfeito com acordo sobre Brexit

  • Lusa
  • 8 Dezembro 2017

As empresas vão poder “respirar de alívio” por se ter conseguido um “progresso significativo” sobre o Brexit.

O setor empresarial britânico expressou esta sexta-feira “alívio” com o acordo alcançado em Bruxelas sobre o Brexit, que permite passar à segunda fase das negociações, centradas na relação comercial entre o Reino Unido e a União Europeia (UE).

O diretor geral do Instituto de Diretores (IdD), Stephen Martin, disse que as empresas poderão respirar de “alívio”, pois um dos assuntos de maior inquietação era a situação legal dos cidadãos comunitários que vivem no Reino Unido.

Após intensas negociações, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou hoje em Bruxelas que havia suficientes progressos para passar à segunda fase, depois de acordar a situação dos comunitários, a fatura que deverá pagar o Reino Unido pela sua retirada da UE e a fronteira norte-irlandesa.

“O assunto de maior preocupação para as companhias do Reino Unido era o pessoal comunitário, que precisava urgentemente de uma certeza sobre o seu futuro no país”, sublinhou Martin à comunicação social.

O assunto de maior preocupação para as companhias do Reino Unido era o pessoal comunitário, que precisava urgentemente de uma certeza sobre o seu futuro no país.

Stephen Martin

Diretor geral do Instituto de Diretores

“Temos razões para esperar que os nossos membros possam agora enviar aos seus empregados os votos natalícios com um melhor sentimento sobre a sua situação neste país”, acrescentou. “Pedimos ao Reino Unido e à UE que construam sobre este momento positivo”, afirmou o diretor geral do IdD. “É de grande interesse para ambas as partes começar a trabalhar na nossa futura relação económica”, disse.

Por seu lado, o diretor geral das Câmaras de Comércio Britânicas, Adam Marshall, frisou que as empresas poderão “respirar de alívio” por se ter conseguido um “progresso significativo” sobre o ‘Brexit’. Na sequência dos problemas dos últimos dias, as notícias de um progresso nas negociações serão “bem recebidas” pelas empresas de todo o Reino Unido, declarou.

O presidente do Conselho Europeu advertiu hoje que o mais difícil das negociações com o Reino Unido sobre o ‘Brexit’ ainda está para vir, pois “romper é difícil, mas romper e construir uma nova relação ainda é mais difícil”.

Romper é difícil, mas romper e construir uma nova relação ainda é mais difícil.

Donald Tusk

Presidente do Conselho Europeu

“Temos de ter em mente que o desafio mais difícil está ainda pela frente. Sabemos que romper é difícil, mas romper e construir uma nova relação é ainda mais difícil”, disse Donald Tusk, numa declaração à imprensa após uma reunião com a primeira-ministra britânica, Theresa May, no dia em que foi alcançado um princípio de acordo sobre os termos do ‘divórcio’ entre União Europeia e Reino Unido e a Comissão Europeia recomendou a passagem à fase seguinte das negociações, sobre a futura relação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor empresarial britânico satisfeito com acordo sobre Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião