Fatura do Brexit pode atingir os 40 a 45 mil milhões de euros

O Brexit poderá custar ao Reino Unido entre 40 e 45 mil milhões de euros, revela a Reuters.

O Reino Unido está a contar que a fatura final do divórcio com a União Europeia atinja os 40 ou 45 mil milhões de euros.

De acordo com uma fonte britânica citada pela Reuters, o custo do cumprimento das obrigações financeiras para levar a cabo o Brexit, ou seja, a separação da União Europeia poderá oscilar entre 34,8 e 39,2 mil milhões de libras. Um valor a pagar ao longo de várias décadas.

Este valor é inferior aos 100 mil milhões de euros que vários diplomatas, que acompanham as negociações, avançaram ao Financial Times, no final de novembro. O Reino Unido, ao longo das negociações, tem vindo a pressionar para que a fatura descesse para os 40 ou 45 mil milhões de euros — o valor agora avançado pela fonte britânica citada pela Reuters — tendo em conta as receitas e deduções feitas durante os anos em que pertenceu à União Europeia. O Reino Unido tem defendido também que os pagamentos sejam calculados ao longo do tempo, à medida que obrigações específicas vão expirando.

A União Europeia estava a pedir, pelo menos, 60 mil milhões de euros (71 mil milhões de libras) para fazer face às responsabilidades financeiras que assumiu enquanto membro e que não desaparecem no momento em que decide deixar de pertencer ao clube europeu. Nomeadamente, uma percentagem do Orçamento europeu, cujos planos de despesa são desenhados a sete anos, as chamadas perspetivas financeiras que se materializam, por exemplo, no caso português, no Portugal 2020 e nos fundos estruturais de que o país beneficia.

Na fatura devem ainda constar são as responsabilidades assumidas ao nível das pensões dos responsáveis europeus e deputados do Parlamento Europeu que, o ano passado subiram 5% para 67,2 mil milhões de euros. Deste montante, Reino Unido tem a seu cargo dez mil milhões de euros.

O argumento britânico para baixar este valor é de que 60 mil milhões de euros é, por exemplo, mais do que o orçamento de defesa anual do Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura do Brexit pode atingir os 40 a 45 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião