Lisboa avança pelo segundo dia. CTT disparam 4%

O PSI-20 segue com ganhos em torno de 0,3%, seguindo o otimismo dos pares europeus face ao acordo para o Brexit. BCP e EDP Renováveis suportam avanço, mas os CTT brilham em máximos de um mês.

A praça bolsista lisboeta entrou na última sessão da semana com o pé direito. O PSI-20 segue a valorizar em torno de 0,3%, acompanhando os pares europeus que aplaudem a chegada a acordo alcançado, nesta sexta-feira, entre a União Europeia e o Reino Unido relativamente ao Brexit. O rumo do índice português está a ser ditado pelo avanço dos títulos do BCP e da EDP Renováveis, mas os CTT lideram as subidas: 4%.

O PSI-20 segue a valorizar 0,26%, para os 5.405,81 pontos, com a grande maioria dos títulos que o compõem em terreno positivo. Das 18 cotadas do PSI-20 apenas cinco conhecem perdas. O BCP que acompanha a subida em torno de 3% dos pares europeus, é um dos principais suportes do índice bolsista nacional. As suas ações valorizam 0,8%, para os 26,43 cêntimos, sendo que já estiveram a somar mais de 1%.

A EDP Renováveis também contribui para o avanço do PSI-20, com ganhos de 0,63%, para os 6,75 euros. No mesmo sentido segue a Galp Energia, a valorizar 0,19%, para os 15,53 euros, a acompanhar o rumo das cotações do petróleo que seguem em alta nos mercados internacionais.

Contudo, o grande destaque da sessão recau sobre os CTT. Os seus títulos disparam 4,26%, para os 3,4 euros sendo que já estivera a valorizar mais de 5%. Este avanço atirou as ações da empresa liderada por Francisco Lacerda para máximos de um mês. É necessário recuar até 9 de novembro para ver o título num patamar superior.

CTT em forte alta em bolsa

O título marca assim a terceira sessão consecutiva de ganhos, após um período em que tem sido muito castigado, no seguimento dos maus resultados apresentados e o corte do dividendo aos acionistas. Poucos dias depois de ter celebrado quatro anos em bolsa — a 5 de dezembro — o saldo acumulado das ações dos CTT no ano é uma perda de 47%, naquele que é o pior desempenho do PSI-20.

Esta recuperação do título acontece ainda antes de os CTT divulgarem o seu plano de reestruturação, colocando-se neste momento a dúvida se este será suficiente para dar a volta ao rumo dos títulos da empresa dos Correios.

Pela negativa nesta sessão, destaque para os títulos da EDP que recuam 0,51%, para os 2,92 euros. Mas também para a Jerónimo Martins, cujas ações deslizam 1%, para os 16,41 euros. Já à REN compete liderar as perdas: as suas ações recuam 1,36%, para os 2,465 euros.

(Notícia atualizada às 11h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança pelo segundo dia. CTT disparam 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião